Rumor do dia: esta é a interface que a Nokia usará no celular com Android

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas

Desde novembro de 2013, nós (achamos que) sabemos da existência do Normandy, um celular de baixo custo da Nokia que rodaria uma variante do Android. Agora, o @evleaks publicou três imagens da possível interface que a finlandesa usará no aparelho. Elas revelam um celular dual SIM com apenas um botão frontal e um visual profundamente modificado, que não lembra em nada o Android desenvolvido pelo Google.

Nenhuma das três imagens mostra elementos que remetem ao Android; é até difícil acreditar que aquilo realmente é um Android. A tela de bloqueio, por exemplo, exibe características que parecem ser inspiradas no Windows Phone e na linha Asha.

nokia-normandy-android

Uma das telas mostra uma screenshot do aplicativo do Skype, algo que não existe hoje nos celulares Asha, o que poderia ser um diferencial em relação aos outros aparelhos baratos da Nokia. No entanto, com o Lumia 520 sendo constantemente vendido por preços abaixo de R$ 400, é difícil imaginar como o Normandy se encaixaria na linha de produtos da empresa.

Na imagem do meio, uma ligação está em andamento e há uma foto da pessoa que está sendo chamada. Nada de outro mundo, mas uma olhada de perto na screenshot mostra informações curiosas, como a qualidade da rede e um botão para fazer uma “chamada regular”. Parece um recurso ou aplicativo de VoIP (atualização: é o Viber).

O The Verge diz, citando informações de “funcionários da Nokia”, que a empresa planeja lançar o Normandy ainda este ano, como um aparelho equivalente aos Asha, mas com suporte a aplicativos comuns em smartphones. Isso não significa que eles teriam acesso ao Google Play (os tablets Kindle Fire, por exemplo, só possuem acesso à loja da Amazon), mas aparentemente seria um bom upgrade em relação ao limitado ecossistema dos Asha. Vamos aguardar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados