Arquivo Celular

Rumor do dia: esta é a interface que a Nokia usará no celular com Android

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Desde novembro de 2013, nós (achamos que) sabemos da existência do Normandy, um celular de baixo custo da Nokia que rodaria uma variante do Android. Agora, o @evleaks publicou três imagens da possível interface que a finlandesa usará no aparelho. Elas revelam um celular dual SIM com apenas um botão frontal e um visual profundamente modificado, que não lembra em nada o Android desenvolvido pelo Google.

Nenhuma das três imagens mostra elementos que remetem ao Android; é até difícil acreditar que aquilo realmente é um Android. A tela de bloqueio, por exemplo, exibe características que parecem ser inspiradas no Windows Phone e na linha Asha.

nokia-normandy-android

Uma das telas mostra uma screenshot do aplicativo do Skype, algo que não existe hoje nos celulares Asha, o que poderia ser um diferencial em relação aos outros aparelhos baratos da Nokia. No entanto, com o Lumia 520 sendo constantemente vendido por preços abaixo de R$ 400, é difícil imaginar como o Normandy se encaixaria na linha de produtos da empresa.

Na imagem do meio, uma ligação está em andamento e há uma foto da pessoa que está sendo chamada. Nada de outro mundo, mas uma olhada de perto na screenshot mostra informações curiosas, como a qualidade da rede e um botão para fazer uma “chamada regular”. Parece um recurso ou aplicativo de VoIP (atualização: é o Viber).

O The Verge diz, citando informações de “funcionários da Nokia”, que a empresa planeja lançar o Normandy ainda este ano, como um aparelho equivalente aos Asha, mas com suporte a aplicativos comuns em smartphones. Isso não significa que eles teriam acesso ao Google Play (os tablets Kindle Fire, por exemplo, só possuem acesso à loja da Amazon), mas aparentemente seria um bom upgrade em relação ao limitado ecossistema dos Asha. Vamos aguardar.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque