Pesquisa lista palavras que podem alavancar ou destruir uma campanha no Kickstarter
Como estamos na internet, é claro que gatinhos estão no meio
Para ter sucesso no Kickstarter, não basta criar um produto inovador e atraente. É preciso convencer as pessoas de que ele é tudo isso e, para tanto, a escolha das palavras certas é importantíssima.
Um estudo feito por pesquisadores da Escola de Computação Interativa da Georgia Tech listou algumas palavras e expressões que, por algum motivo, costumam levar ao sucesso da campanha.
A pesquisa foi feita com a análise de 45 mil campanhas lançadas a partir de junho de 2012, metade delas bem-sucedida (51,53%, na verdade). A partir da análise dos textos de todas, foi criada uma espécie de dicionário com 100 verbetes e sua força para ajudar a definir se o projeto será financiado ou não.
A lista é em inglês e as palavras e expressões citadas têm, em sua maioria, a ver com discurso persuasivo – o que faz todo sentido; afinal, no Kickstarter, você quer persuadir as pessoas a investirem no seu projeto.
Na coluna da esquerda estão as que indicam que o projeto será financiado; na da direita, as que indicam o oposto:
Talvez você tenha notado palavras que não tenham muito a ver com o tal discurso persuasivo, como “Christina”, “december” e “cats” entre as mais adequadas. O estudo explora a ocorrência dessas palavras e os motivos pelos quais elas podem ter aparecido.
A primeira costuma fazer referência a celebridades, como Christina Aguilera. A segunda talvez influencie os financiamentos por indicar época de Natal, isenção de impostos nos EUA ou ainda algo exclusivo da cultura dos backers. Já a última é a que menos tem explicação, a não ser o fato de que a internet ama gatos (sim, isso está no estudo).
No entanto, não é só escolher as palavras certas que vai garantir o sucesso da sua campanha no Kickstarter. Outros fatores, como oferecer boas recompensas, manter updates e fazer um vídeo incrível, também contam muitos pontos a favor – ou contra.
Com informações: CNET