Arquivo Internet

Equipe jamaicana consegue doação de US$ 30 mil em Dogecoin para ir à Olimpíada de Inverno

Giovana Penatti
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A equipe jamaicana de bobsled se classificou para a Olimpíada de Inverno, mas não tem dinheiro para ir. Então, recorreu à internet para conseguir doações. Era esperado um total de 40 mil dólares via PayPal; não era esperado que investidores da moeda criptografada Dogecoin vissem na campanha uma oportunidade de promovê-la e doassem o equivalente a 30 mil dólares em Dogecoins.

A equipe é formada por dois atletas, Winston Watt e Marvin Dixon, e a Jamaica não compete na Olimpíada de Inverno desde 2002. O time de bobsled jamaicano ganhou fama ao se classificar para o torneio em 1988, com quase nenhuma experiência no esporte. Considerados a “zebra” daquele ano, eles emprestaram bobsleds de outros países e surpreenderam no desempenho ao longo da competição, mas acabaram desclassificados quando o carrinho perdeu o controle e bateu em uma das corridas.

Depois de 1988, a Jamaica competiu novamente em 92, 94, 98 e 2002.

9g9TW0j

Ao ficar sabendo da necessidade da equipe, a Dogecoin Foundation lançou uma campanha entre seus investidores para que fizessem doações direcionadas a ela na moeda virtual. Em poucas horas, as doações já tinham passado 26 milhões de Dogecoins e o valor delas tinha mais que dobrado.

Em três dias, foi arrecadado o equivalente a 30 mil dólares em Dogecoins, que já foram convertidos em dinheiro “de verdade” e enviados à equipe jamaicana de bobsled. Quanto à publicidade gerada para a Dogecoin – uma das preocupações que alguns investidores manifestaram no Reddit – , ficará só na repercussão da boa ação, já que não é permitido utilizar símbolos de patrocinadores que não sejam os oficiais dos jogos. Mas isso deve ser suficiente, visto a valorização que a moeda teve.

Uma nova campanha foi proposta, também no Reddit, que é onde a comunidade é mais ativa: financiar a ida de três atletas indianos para os jogos. Será que a patrocinadora oficial dos países tropicais na Olimpíada de Inverno será a Dogecoin?

Com informações: The Guardian

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque