Ford convida devs brasileiros a criar aplicativos para seus carros
Nesta manhã, a Ford reuniu a imprensa na Campus Party para anunciar a chegada ao Brasil do AppLink. Presente em alguns carros conectados da empresa, ele permite a criação de aplicativos que utilizem comandos de voz e complementa o SYNC, que sincroniza o smartphone com o carro. E a Ford está em busca de desenvolvedores brasileiros para povoar seus carros de apps.
Os desenvolvedores que estiverem interessados devem entrar no site da Ford para devs e fazer o cadastro. Lá, estão todas as ferramentas necessárias para criar o aplicativo que for. São as mesmas que foram utilizadas por grandes empresas, como Spotify, Rdio e até a pizzaria Domino’s (sim: nos EUA, você pode pedir uma pizza no carro, enquanto dirige para buscá-la) para criar os seus.
Também é possível testar online todas as funções, que são emuladas no próprio site. Para os mais dispostos, a Ford tem um kit de desenvolvedor físico que também simula as funções de um carro, com um painel e tudo o mais.
Uma vantagem que os devs da Ford têm é que o uso da plataforma é gratuito. Os aplicativos criados podem ser compatíveis com Android, iOS ou BlackBerry.
Por enquanto, só nos EUA o AppLink está disponível, mas chega ainda neste ano nos carros brasileiros; o SYNC, que é tipo o assistente pessoal da Ford que reconhece os comandos de voz (“antes da Siri, havia o SYNC”, disseram na coletiva) e sincroniza o carro com o celular, já existe por aqui em quase todos os modelos da empresa.
A expectativa é que, até 2015, 14 milhões de carros da Ford em todo o mundo utilizem essa tecnologia.