Estudo da Ford mostra por que você não deveria usar fones ao dirigir
Pesquisa com 2 mil motoristas mostrou como fones de ouvido atrapalham o reconhecimento de outros sons no trânsito
Pesquisa com 2 mil motoristas mostrou como fones de ouvido atrapalham o reconhecimento de outros sons no trânsito
O Código de Trânsito proíbe dirigir usando fones de ouvido por conta do risco de acidentes. Mas quão perigoso é utilizá-los no trânsito? Um estudo realizado pela Ford apontou que os dispositivos podem fazer os motoristas levarem mais tempo para ouvir o que acontece ao seu redor e perderem segundos preciosos para evitar colisões.
A pesquisa verificou quanto tempo motoristas com fones de ouvido levavam para identificar sons ao seu redor. Para uma comparação, a análise também foi feita quando os motoristas estavam sem fones de ouvido. Segundo o estudo, eles levaram, em média, 4,2 segundos a mais para reconhecer os sons externos enquanto usavam os dispositivos.
A Ford explica que a comparação usou uma experiência de som espacial com mais de 2 mil motoristas de França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Eles usaram um site criado pela montadora para analisar como reagiriam aos sons. A experiência apresenta diversos cenários para simular o que seria a experiência no trânsito.
Entre os desafios, está identificar em que ponto está uma ambulância com a sirene ligada. O teste compara o tempo de reação com e sem o fone de ouvido. A experiência comprovou que os dispositivos têm uma grande interferência em como os motoristas vão reconhecer o que está acontecendo ao redor.
Segundo a Ford, o estudo também indicou que os motoristas participantes estão dispostos a mudarem suas atitudes. Antes do teste, 44% deles disseram que não usariam fones de ouvido enquanto dirigem. Depois, esse índice subiu para 58%.
Para mais motoristas compararem como os fones de ouvido podem aumentar as chances de acidentes, a Ford liberou para todos o site usado no estudo. Batizada de Share The Road, a experiência está disponível neste link. A montadora recomenda que ela seja acessada por meio de um smartphone.
No site, basta escolher o idioma (não está disponível em português) e habilitar o seu fone de ouvido. Depois, a página apresenta três cenários e pede para você girar o celular para encontrar um determinado veículo. Em cada uma das etapas, a experiência compara seu tempo de reação com e sem música.
Com informações: CNET.