Quando o Google Play Newsstand foi lançado (Play Banca no Brasil), o Google prometeu não tardar muito para “matar” o Currents (Atualidades, em português) e assim o fez: desde esta quarta-feira, já não é mais possível encontrar o aplicativo na loja oficial do Android.

Para quem não faz ideia do que se trata, o Google Currents é (ou era) um app para Android e iOS lançado no final de 2011 que permite a leitura de notícias e posts na Web em formato de revista, tornando o consumo deste conteúdo mais agradável em dispositivos móveis.

Tudo ia bem para o Currents até novembro do ano passado, quando o Google Play Banca deu as caras. Apesar de ter uma interface diferente, o aplicativo reúne as funções do Currents com as do Google Play Revistas.

Com isso, o Currents perdeu importância na estratégia do Google: o Play Banca é capaz de oferecer tanto conteúdo para consumo rápido, como notícias de jornais, quanto matérias mais elaboradas de grandes revistas.

Como o Google Currents transmite uma imagem mais “descolada”, por assim dizer, a ferramenta até poderia ter sido mantida, mas a priorização do Play Banca tem uma boa razão: o app é preparado para oferecer tanto conteúdo gratuito quanto pago (modelo paywall), levantando uma bandeira de paz para as editoras que reclamam da falta de receita de ferramentas como esta.

A página do Currents no Google Play ainda existe e instala um aplicativo com este nome, mas quando executado, o app apenas instrui o usuário a baixar o Google Play Banca. A versão para iOS – plataforma que não conta com o Play Banca – ainda aparece na App Store, mas não é atualizada desde junho de 2013.

Currents com link para o Play Banca

Com informações: The Inquirer

Leia | Como desativar assinatura ou cancelar o Google Play Pass

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.