Lançado no final de 2011, o Google Currents, aquele app para Android e iOS que permite visualizar conteúdo da Web em formato de revista (no melhor estilo Flipboard) sairá de cena em breve para dar lugar ao recém-lançado Google Play Newsstand (Banca em português).

Na prática, a novidade integra em um único serviço os recursos do Currents com o conteúdo oferecido até então pelo Google Play Magazines (no Brasil, Revistas do Google Play), ou seja, será possível acessar tanto matérias de sites de notícias e blogs quanto publicações mais elaboradas de jornais e revistas.

O Google não revelou quais as suas reais intenções com esta unificação, mas é bastante provável que o foco seja facilitar a oferta de publicações baseadas em assinaturas, como é o caso do jornal The New York Times, que tem boa parte de seu conteúdo restrito a usuários pagantes.

É neste ponto que o Google Play Newsstand pode dar um “chega pra lá” no Flipboard. Este último possui uma base sólida de usuários, mas tem recebido críticas de grandes veículos por supostamente não oferecer o retorno esperado. O serviço até permite cobrança de conteúdo, por exemplo, mas não estaria sabendo explorar devidamente suas possibilidades comerciais.

Ciente disso e com a experiência de quem já sofreu até nos tribunais por causa do conteúdo disponibilizado deliberadamente no Google News, a companhia de Mountain View deixou claro que deseja ter uma relação mais próxima com estas empresas, daí o pleno suporte ao modelo de paywall (pague para acessar).

Com a chegada do Google Play Newsstand, o Google Play Magazines será atualizado automaticamente para o novo aplicativo nos próximos dias, pelo menos em países como Estados Unidos e Inglaterra. O Google Currents continuará disponível por mais algum tempo, mas a empresa já deixou claro que seus usuários serão notificados para fazer a atualização do app.

Google Play Newstand

Apesar do visível foco em conteúdo em inglês, o aplicativo também já está disponível para usuários brasileiros com o nome Google Play Banca. No entanto, nas notícias de destaque do serviço, aparecem somente matérias de veículos internacionais; o usuário precisa acessar a seção “Minhas notícias” para visualizar o (pouco) conteúdo brasileiro.

Com informações: GigaOM

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados