Velho conhecido dos usuários de plataformas da Apple, o gerenciador de senhas 1Password até tinha um aplicativo para Android, mas ele funcionava apenas como um leitor e tinha uma interface horrível. A boa notícia é que, ontem, a AgileBits liberou uma versão completa do 1Password para Android, que permite editar senhas e possui visual renovado. Até o dia 1º de agosto, o aplicativo será totalmente gratuito.

O 1Password para Android, embora não tenha perdido sua identidade visual, tem uma interface que combina com o tema padrão do Android, o Holo. Não há suporte para sincronização com o iCloud, então você deve armazenar seu arquivo de senhas no próprio aparelho ou em sua conta do Dropbox. Ao contrário do concorrente LastPass, o 1Password não possui um serviço próprio de sincronização, o que é até bom para a segurança, mas também é menos prático.

1Password para Android (ainda não há suporte ao português)
1Password para Android (ainda não há suporte ao português)

Além de armazenar senhas, o 1Password também pode ser usado para guardar outras informações importantes, como dados de contas bancárias, números de cartões de crédito e seriais de aplicativos — no Mac e no iPhone, uso o 1Password também para armazenar notas de texto secretas. Os dados são salvos em um arquivo criptografado com AES de 256 bits e, se você for paranoico, pode optar por nunca enviar as informações para a nuvem.

Ao adicionar novas senhas no aplicativo para Android, é possível usar o gerador para evitar a repetição de combinações em vários serviços, uma prática comum (e totalmente desaconselhável). Você pode gerar senhas de até 30 caracteres, com letras, números e símbolos. Depois de salvar as senhas, o navegador integrado do 1Password permite fazer login automaticamente nos sites.

O 1Password para Android está disponível no Google Play. Ele será grátis até o dia 1º de agosto. Depois disso, se você optar por não pagar, poderá continuar usando o 1Password, mas ele funcionará apenas como um leitor e não permitirá adicionar, editar ou favoritar senhas. A AgileBits ainda não informou o preço da versão para Android, mas, embora seja bom, ele é extremamente caro em outras plataformas (US$ 49,99 no OS X e US$ 17,99 no iOS).

Dica do Eduardo Castro (@Ar4Gorn) no Twitter. Obrigado!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados