1Password ganha função que gera emails para login (como no iCloud+)
Em parceria com Fastmail, nova função do 1Password gera emails aleatórios (aliases) para cadastro em serviços online
Em parceria com Fastmail, nova função do 1Password gera emails aleatórios (aliases) para cadastro em serviços online
O 1Password está entre os gerenciadores de senhas mais populares do mercado e, agora, oferece uma nova função graças a uma parceria com o Fastmail: o Masked Email permite ao usuário criar aliases de email, isto é, endereços exclusivos para serem usados como login.
Esse tipo de recurso não é novidade. Tome como exemplo o Gmail, que permite há anos que o usuário crie endereços alternativos para a sua conta principal: se Fulano tem uma conta como fulano@gmail.com, pode criar um endereço fulano+loja@gmail.com para se cadastrar em determinada loja online; todas as mensagens enviadas ao email alternativo são encaminhadas automaticamente ao email principal.
No entanto, talvez seja mais adequado comparar o Masked Email do 1Password ao modo Ocultar Meu Email, um dos recursos do iCloud+. Essa opção gera endereços de email aleatórios justamente para login em serviços online.
Para que fazer isso? Essa é uma forma de se cadastrar em um serviço online sem que o seu email principal tenha que ser informado para isso.
Como o 1Password não tem um serviço de email próprio, a empresa fechou uma parceria com o Fastmail para oferecer o Masked Email, razão pela qual todos os endereços alternativos criados têm o domínio @fastmail.com.
O funcionamento é fácil: ao acessar um formulário de cadastro no navegador (qualquer um para desktop ou o Safari no iPhone/iPad), o 1Password exibe um botão no campo de email que permite gerar um endereço aleatório e exclusivo ali mesmo, em poucos segundos.
Depois disso, o serviço guardará o email e a senha associada a ele. Todos os endereços gerados podem ser consultados em sua conta no 1Password, bem como cancelados por ali — opção útil para quando você começa a receber spam.
Tudo isso é muito interessante, mas existe uma limitação importante: não basta ser assinante do 1Password para usufruir do Masked Email, é preciso também ter uma conta no Fastmail, cujos planos começam em US$ 3 por mês. Esse é o mesmo valor do plano mais barato do 1Password.