Microsoft avisa: suporte completo ao Windows 7 termina em janeiro de 2015
Nesta semana, a Microsoft começou a comunicar seus clientes que, no início de 2015, vários de seus produtos terão seus ciclos principais de suporte encerrados. Entre eles, está o Windows 7. Mas, se você não simpatizou com o Windows 8 ou está esperando por seu sucessor para migrar de versão, não se preocupe: não é necessário correr para atualizar a plataforma.
Desde 2002, a Microsoft trabalha, por padrão, com dois ciclos de suporte. O principal, que normalmente dura cinco anos, é aquele em que o software recebe gratuitamente todo tipo de update, incluindo atualizações de segurança, ajustes de desempenho e acréscimo de funcionalidades.
O Windows 7 foi disponibilizado de maneira global em outubro de 2009, o que explica o fim do seu suporte para o início de 2015 – mais precisamente, para 13 de janeiro. Na mesma data, entra em vigor o suporte estendido da plataforma, também com duração estimada em cinco anos: seu encerramento está marcado para 14 de janeiro de 2020.
Neste segundo ciclo, a Microsoft passará a liberar gratuitamente apenas atualizações de segurança. Outros tipos de update também poderão estar disponíveis, mas de maneira paga e visando atender a clientes corporativos, essencialmente.
Terminado o suporte estendido, o produto deixa de receber atualizações oficiais, ou seja, recebe um “adeus” definitivo. É claro que, dependendo da demanda e de outros fatores, este ciclo pode ser aumentado. O Windows XP, por exemplo, teve o seu suporte estendido encerrado em abril deste ano graças a vários adiamentos, o que o fez “sobreviver” por quase 13 anos.
Além do Windows 7 (considerando toda as suas variações: Enterprise, Home Basic, Home Premium, Ultimate e Starter), o dia 13 de janeiro de 2015 marca o fim do ciclo de suporte de todas as versões do Windows Server 2008 e de produtos da linha Dynamics.
Bem antes disso, já no próximo dia 14, chega ao fim o suporte ao Windows Server 2003, que já estava em ciclo estendido. Em 14 de outubro deste ano, será a vez do Office 2010 e do SharePoint 2010 ficarem sem suporte. Terão acesso ao suporte estendido os usuários destes softwares que instalarem o Service Pack 2.
A Microsoft dá mais detalhes sobre o ciclo de suporte do Windows 7 aqui.
Com informações: CNET