Cumprindo uma promessa feita em junho, o YouTube começou, nesta semana, a dar suporte em larga escala à reprodução de vídeos com 48 ou 60 fps (quadros por segundo). Até então, apenas alguns poucos canais no serviço tinham acesso a esta capacidade.
Com câmeras digitais e alguns smartphones mais avançados permitindo gravação de vídeos com até 60 fps, era questão de tempo para o YouTube implementar este tipo de suporte.
Mas é o público gamer que, provavelmente, mais se beneficiará da nova taxa de quadros. Em jogos, 60 fps conseguem mostrar com muito mais precisão e fluidez cenas que, com os habituais 24 ou 30 fps, aparecem de maneira “menos natural”.
Neste sentido, é de se esperar que o YouTube beneficie também vídeos com timelapses e gravações feitas com câmeras de ação, como a linha GoPro.
Oficialmente, vídeos com 60 fps só são exibidos como tal no Chrome (no Opera e Safari também, aparentemente). O suporte pelos demais navegadores deve vir nas próximas semanas ou meses. O mesmo vale para os apps do YouTube para iOS e Android.
É necessário também reproduzir o material com resolução 720p ou superior. Abaixo disso, o vídeo aparecerá com os 24 ou 30 fps de sempre. Você mesmo pode fazer um teste alterando a resolução do vídeo abaixo.
A princípio, somente vídeos enviados ao YouTube a partir desta quarta-feira (29) poderão ser exibidos com 48 ou 60 fps. Se você já tem vídeos publicados com estas quantidades de quadros, provavelmente terá que enviá-los novamente ao serviço se quiser aproveitar a nova capacidade.
Com informações: TechCrunch