Versão KitKat já está presente em mais de 30% dos dispositivos Android
O Google iniciou a semana não só disponibilizando o Android 5.0 Lollipop oficialmente como também divulgando os números mais recentes da adoção das demais versões da plataforma. O destaque fica para o Android 4.4 KitKat que, com um ano de mercado, conquistou 30,2% de participação.
Esta porcentagem faz do Android 4.4 a versão mais utilizada da atualidade, exceto se considerarmos um detalhe: as versões 4.1, 4.2 e 4.3 têm o mesmo codinome, Jelly Bean; juntas, elas representam 50,9% dos dispositivos móveis com Android.
Apesar de marcar presença em mais da metade dos aparelhos, o Android Jelly Bean já sente o “peso da idade”. Os dados recém-divulgados dizem respeito a outubro de 2014. O relatório anterior, de setembro, mostrou que a participação conjunta das versões 4.1, 4.2 e 4.3 era de 53,8%. Houve uma queda de quase 3 pontos percentuais, portanto. No mesmo mês, o Android KitKat registrou 24,5% de mercado.
Mais do que evidenciar que Android 4.4 vem, conforme o esperado, ganhando espaço, estes números indicam que a fragmentação do Android – até hoje, um dos aspectos mais criticados da plataforma – já não é tão significativa quanto antes, embora continue importante. Basta somarmos os “sabores” Jelly Bean e KitKat para vermos que 81,1% dos dispositivos rodam versões mais atuais do Android.
O Google não informou quais partes dos novos números correspondem a aparelhos novos. De qualquer forma, é provável que porcentagens tão significativas tenham sido auxiliadas por políticas de atualização mais abrangentes – os fabricantes estão entendendo que disponibilizar versões recentes do Android para aparelhos já comercializados soma pontos em um mercado tão disputado.
As expectativas agora recaem sobre o Android 5.0, obviamente. Será que a nova versão conseguirá superar os números do Android KitKat? Se positivo, em quanto tempo? Como o Lollipop está apenas começando a chegar no mercado, os números liberados a partir de janeiro de 2015 é que nos darão margem para estimativas mais precisas.
Com informações: Android Central
Atualizado às 18:30