Esse é outro tipo de Spartan, mas ainda válido.

A lógica do “não mexer em time que está ganhando” poderá ser abandonada pela Microsoft no futuro. Mesmo que o Internet Explorer seja atualmente o navegador mais usado no mundo, a empresa planeja lançar um novo navegador com o seu futuro Windows 10, segundo fontes da Mary Jo Foley da ZDNet, que tem um histórico de estar certa. E ele seguirá os moldes dos seus principais concorrentes: Firefox e Chrome.

O novo navegador teria o codinome atual de Spartan e rumores sobre a sua existência já circulam há alguns meses. Porém antes ele era esperado como uma atualização do Internet Explorer, e apenas agora sabemos que trata-se de algo independente dele, novo e também redesenhado.

E mesmo que ele seja independente, o Spartan pode não ser tão novo assim. Ainda de acordo com as fontes de Foley, o navegador deve usar as engines de JavaScript e de renderização padrões da Microsoft, respectivamente Chakra e Trident, embora esta última seria uma versão modificada e diferente da usada no Internet Explorer.

Elas também dizem que o Windows 10, na sua versão finalizada, será vendido tanto com o Internet Explorer 11 quanto com o Spartan, apenas com o objetivo de oferecer retrocompatibilidade. O Spartan deve se tornar o navegador principal da Microsoft depois disso.

windows-10-menu-iniciar-blog

O motivo para lançar um novo navegador a Microsoft já tem: mesmo que tenha melhorado bastante nas últimas versões, o Internet Explorer tem perdido nos últimos anos muito espaço para os concorrentes, que são notoriamente mais leves e mais rápidos. Então não duvido que eles realmente querem continuar dominando este mercado mas com um produto diferente. E se ele realmente continuar com a mesma engine de JavaScript e de renderização do Internet Explorer, ele pode não ser tão diferente assim.

Como já sabemos, a Microsoft anunciou um evento sobre o Windows 10 para o dia 21 de janeiro, então poderemos ver a cara do dito Spartan em menos de um mês.

Ah, e apenas a título de curiosidade, o Internet Explorer não é o navegador mais usado por leitores do Tecnoblog (e isso já acontece há alguns anos, felizmente). No seu lugar está o Chrome com 66,7%, em segundo lugar temos o Firefox, com 9,21%, e o Safari em terceiro com 7,73%. Ao ávido usuário do navegador Ovi no S40, nosso muito obrigado pelas visitas que representaram 0,27% do total nos últimos 30 dias. Não deve ser nada fácil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados