Governo sobe IOF e impostos sobre produtos importados
A nova equipe econômica do governo Dilma Rousseff acaba de anunciar uma série de medidas para reforçar o caixa do governo. Na prática, isso significa que custos a mais vão pesar no seu bolso. O ministro Joaquim Levy elencou quatro medidas que entram em vigor imediatamente. Destas, vamos falar de duas: o aumento do IOF para operações de crédito e a elevação do PIS/Cofins para importação.

Ministro da Fazenda Joaquim Levy apresenta saco de maldades do governo
O governo elevar o IOF para operações de crédito para pessoa física: passará de 1,5% para 3%, retornando ao patamar de dois anos atrás. Fora isso, está mantida a taxa de 0,38% referente à alíquota da operação. A medida deve ter um impacto de 7,4 bilhões de reais na economia brasileira.
Importante ressaltar que o IOF para operações no exterior continua em elevadíssimos 6,38%.
A segunda medida que impacta diretamente o seu bolso de consumidor geek é o reajuste de PIS/Cofins para importação de bens. Ele passará de 9,25% para 11,75%, um aumento de 2,5 pontos percentuais. Segundo o ministro Levy, a medida foi adotada para “não prejudicar o produtor doméstico”. O impacto será de 700 milhões de reais.
Vale lembrar que o dólar já passa por um momento delicado: sobe a cada semana, trazendo tristeza para a vida dos turistas brasileiros que vão ao exterior. Aliado a isso, o governo ainda sobe PIS/Cofins para itens importados. Só faltou dizerem que é para incentivar a indústria nacional.