Em números: por que o Snapdragon 808 pode ser mais rápido que o Snapdragon 810 na prática

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

A lógica é aparentemente bem simples. Pura matemática.

O Snapdragon 810 tem uma CPU octa-core com quatro núcleos Cortex-A57 de 2,0 GHz (alto desempenho) e quatro Cortex-A53 de 1,6 GHz (baixo consumo de energia).

O Snapdragon 808 tem uma CPU hexa-core com dois núcleos Cortex-A57 de 1,8 GHz (alto desempenho) e quatro Cortex-A53 de 1,44 GHz (baixo consumo de energia).

Com a mesma arquitetura, mas frequências mais baixas e dois núcleos a menos, parece óbvio que o Snapdragon 808 oferecerá um desempenho inferior ao do Snapdragon 810. Por isso, chega a ser estranho a LG deixar o processador mais potente da Qualcomm restrito ao G Flex 2, enquanto o novíssimo LG G4 veio apenas com o Snapdragon 808. Na prática, no entanto, a história é um pouquinho diferente.

O Ars Technica conseguiu uma unidade do G4 e executou alguns testes para verificar o desempenho do Snapdragon 808. O primeiro deles ressalta um problema do Snapdragon 810 que vem sendo destacado pela mídia há meses, mas que a Qualcomm sempre nega energicamente: o chip topo de linha está sofrendo com superaquecimento.

Como não há ventoinhas nos smartphones, a única saída para um processador móvel quente é diminuir a frequência de maneira forçada. Como o Snapdragon 810 esquenta mais, isso acontece de forma mais frequente que no Snapdragon 808. O gráfico a seguir mostra como o Snapdragon 808 consegue operar numa frequência maior que seu irmão mais caro na maior parte do tempo:

snapdragon-810-808

Enquanto os núcleos Cortex-A57 do Snapdragon 808 conseguem atingir a frequência nominal de 1,8 GHz com relativa facilidade durante os 15 minutos, o Snapdragon 810 do LG G Flex 2 começa a sofrer para passar de 1 GHz em apenas três minutos de teste.

Mesmo o Snapdragon 808 ainda não está uma maravilha. Quando comparado com o antigo Snapdragon 805, do Galaxy Note 4, a diferença nas variações de clock é bastante perceptível:

snapdragon-808-805

E qual o impacto no desempenho? Afinal, mesmo com as diferenças de clock, ainda estamos falando de quatro núcleos de alto desempenho contra apenas dois. Bom, os testes do Geekbench mostram que, como esperado, o Snapdragon 810 se sai melhor que o Snapdragon 808 — mas só quando está frio. Se a temperatura não colaborar, o desempenho do Snapdragon 810 despenca e se torna pior que o do irmão mais novo.

geekbench-snapdragon-808-810
geekbench-snapdragon-810-808-multi

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados