Se você tem uma conta no MySpace, muito cuidado: os seus dados de usuários podem estar à venda na internet, disponíveis para que qualquer um os compre e faça com eles o que bem entender. Tais dados são mais voltados para pesquisadores e pessoas envolvidas no mercado musical e podem ser obtidos no site InfoChimps.

Atualizações sobre humor, fotos, eventos, listas de reprodução musical, nomes, códigos postais e posts em blogs são alguns dos dados que podem ser comprados no site. Munidos deles, pesquisadores poderão criar modelos de perfis de usuários de redes sociais, para citar uma das várias aplicações que são possíveis com esse tipo de informação sobre o usuário de internet.

O mais legal é que, ao concordar com os termos de serviço do MySpace, o usuário cede para o site os direitos sobre todos os dados que são armazenados. Ou seja, o MySpace passa a ser dono das informações ali publicadas e pode fazer o que bem quiser com elas… Como disponibilizar para que uma empresa parceira as venda.

Mas o MySpace já soltou uma nota oficial dizendo que “não está vendendo dados para a Infochimps. O MySpace provê a desenvolvedores, incluindo empresas como a Infochimps, acesso gratuito a dados disponíveis publicamente e em tempo real”. A empresa só esqueceu de dizer na nota que tem um acordo de partilha de receitas proveniente dos dados vendidos pela Infochimps.

[via PC World, Read Write Web, Slashdot]

Relacionados

Autor(a)

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Na mídia, também atua como comentarista da GloboNews e da CBN, além de ser palestrante, mediador e apresentador de eventos. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na revista Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.