EmpireEVS_abre_700

Existe um conceito chamado HUD (do inglês Head-up Display), uma tecnologia muito comum hoje em dia no mundo dos games, que exibe informações ao jogador sem que ele precise tirar os olhos da tela principal.

Em jogos, a gente vê isso nas barras de energia, no contador de munição, mapas e toda uma série de recursos auxiliares que ajudam a melhorar a experiência daquela atividade.

Pouca gente sabe, mas os primeiros desenhos deste tipo de solução remontam1900, com dispositivos óticos e espelhos que tinham como principal finalidade o uso militar.

Com o decorrer dos anos, aviões de guerra e caças receberam os equipamentos e passaram a exibir essas informações diretamente em seus vidros convexos frontais, o que certamente aumentou a precisão dos ataques.

Como dissemos no Tecnocast sobre Carros Auto-Dirigíveis, além do fator nefasto e sob um preço incalculável, guerras comumente nos trazem avanços tecnológicos interessantes. Não que isso valide conflitos armados, mas esse é um efeito colateral que simplesmente acontece.

Avancemos no tempo mais um pouco: no meio de 2015, a Intel comprou uma empresa canadense chamada Recon Instruments, conhecida pelas tecnologias por trás de óculos inteligentes, como o Airwave, da Oakley, e o Recon Jet, focado em exercícios físicos.

Dá uma olhada:

Como vocês podem ver, é o que eles chamam de Smart Eyewear. Os óculos conseguem registrar o desempenho do atleta em determinado trajeto, com o uso de GPS, colocá-lo contra si mesmo em corridas exibindo o diferencial entre tempos anteriores, além de apontar as direções para onde ir e tirar fotos. Se você pensou no Google Glass, é exatamente isso, mas com um foco bem mais segmentado: fitness e esportes específicos.

Eles possuem o que faltava no Glass: um propósito. Não que isso vá garantir o sucesso das vendas, mas ao menos as pessoas sabem para que serve, o que já é um avanço.

main_59-450_airwave-snow_hyperdrive-fire-iridium_001_69660_png_heroxl

Agora, a Recon Instruments, demonstrando intenção de criar um império dos óculos inteligentes esportivos, se uniu à Empire Paintball e apresentou um produto na mesma linha, só que para entusiastas de paintball. Seu nome? Empire EVS. Coincidência? Eu acho que não.

Estes óculos seguem os mesmos conceitos de HUD do Airwave, uma tecnologia chamada Snow2, mas com proteções específicas para quem joga paintball, que costuma ser ligeiramente violento. Se você já praticou alguma vez na vida, ainda se lembra das dores e marcas na pele complementares que se fizeram presentes por algumas semanas, além da tinta que entra em lugares nunca antes imaginados na história deste país.

evs-recon-heads-up-display-1-1
evs-recon-heads-up-display-2-1
evs-recon-heads-up-display-3-1
evs-recon-heads-up-display-4-1

Dentre as informações singulares ao esporte, os combatentes poderão ver a contagem das bolas de tinta, mapa do cenário e localização das pessoas do mesmo time (que, claro, também estiverem usando o produto). É como jogar um game de tiro em primeira pessoa, mas na vida real.

user-interface-field-map-live-1

É estranho falar sobre especificações técnicas no mesmo texto de um óculos, mas a verdade é que o Empire EVS vem com processador dual-core de 1 GHz, Bluetooth 4.0, Wi-Fi e GPS. Sem contar o sistema interno da lente que evita o embaçamento e um tecido na parte inferior que ajuda a bola a bater e ricochetear em vez de explodir. Sabe como é: no paintball, se a bola não explodir, então você não foi atingido e segue o jogo.

Ainda não temos informações oficiais sobre data de lançamento e preço. Mas, pautados nos outros produtos da empresa, podemos especular que ele deve chegar custando algo em torno de US$ 500. Não é barato — nada barato —, mas fãs desse tipo de esporte estão relativamente acostumados a gastar dinheiro com acessórios. Se vier custando menos que isso, melhor. Mas preparem vossos bolsos.

E você? Gostaria de usar um HUD como esse em qual tipo de esporte da vida real?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Matheus Gonçalves

Matheus Gonçalves

Ex-redator

Matheus Gonçalves é formado em Ciências da Computação pelo Centro Universitário FEI. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e especialização em usabilidade e game development, atuou no Tecnoblog entre 2015 e 2017 abordando assuntos relacionados à sua área. Passou por empresas como Itaú, Bradesco, Amazon Web Services e Salesforce. É criador da Start Game App e podcaster do Toad Cast.

Canal Exclusivo

Relacionados