Meta compra empresa de óculos inteligentes para fazer o metaverso vingar
Companhias confirmaram que já trabalharam juntas no passado; é possível que aquisição tenha a ver com o projeto de óculos AR da Meta
A Meta realmente não quer jogar a toalha virtual sobre o assunto metaverso. Após investir muito dinheiro, a empresa de Mark Zuckerberg decidiu investir ainda mais. Assim, ela adquiriu a Luxexcel, uma companhia especializada em produzir lentes para óculos inteligentes a partir de impressões 3D. Os termos da negociação não foram divulgados nem no mundo real e nem no mundo virtual.
![Óculos inteligentes (Imagem: YouTube / Luxexcel)](https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2023/01/oculos_inteligentes-700x394.png)
A Luxexcel foi fundada em 2009 na Holanda. Ela usa impressoras 3D para criar lentes com receita e as utiliza em smart glasses, já que é possível realizar a impressão com tecnologia integrada. Por exemplo, telas LCD e filme holográfico.
Com o uso desse material, a holandesa acredita que pode integrar elementos para criar uma experiência de realidade aumentada dentro desse tipo de lentes.
Pensando no potencial dos produtos da marca, a Meta decidiu comprar a companhia europeia e colocá-la em seu projeto sobre o metaverso. Entretanto, parece que a ideia desse mundo virtual conectado vem perdendo a força recentemente. No fim de 2022, as vendas de headsets VR caíram em comparação com o ano de 2021.
Seja como for, Mark Zuckerberg não demonstra intenção de desistir. A aquisição da Luxexcel é uma maneira de lembrar a todos que os tais óculos AR da Meta ainda estão em desenvolvimento.
Ryan Moore, líder de comunicações financeiras da marca, soltou uma pequena declaração sobre a compra:
Estamos entusiasmados com o fato de a equipe da Luxexcel ter se juntado à Meta, aprofundando a parceria existente entre as duas empresas.
Essa “parceria” entre as firmas pode confirmar que ambas trabalharam juntas no Project Aria, uma iniciativa de pesquisas em realidade aumentada da Meta.
![Realidade Virtual](https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2023/01/virtual_reality-700x394.jpg)
Óculos inteligentes já foram lançados pela Meta
Em setembro de 2021, a Meta (na época ainda chamada de Facebook) fez uma parceria com a marca Ray-Ban para colocar nas lojas o Ray-Ban Stories. Esses smart glasses trazem duas câmeras de 5 megapixels, sistema de áudio com três microfones integrados, supressão de ruído e estojo para carregar a bateria.
Os gadgets trazem o processador Snapdragon, têm cinco opções de cores e custam US$ 229 (cerca de R$ 1.225).
Já em julho de 2022, a empresa de Mark Zuckerberg anunciou que estava atualizando os óculos inteligentes. Dessa forma, se tornou possível enviar mensagens pelo WhatsApp e realizar ligações através dos gadgets. Por focar na idea de “hands-free”, tudo é feito a partir do Facebook Assistant.
Com informações: TechCrunch.