TVs OLED da LG terão ainda mais brilho e chip atualizado em 2023

LG anuncia televisões OLED para 2023 com a sexta geração do Alpha 9 e melhorias no webOS; nova geração promete brilho até 70% maior

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 6 meses
LG revela novas TVs OLED para 2023 (Imagem: Divulgação)
LG revela novas TVs OLED para 2023 (Imagem: Divulgação)

LG revelou as suas televisões OLED para o novo ciclo. Apresentadas durante a CES 2023, a marca sul-coreana prometeu brilho 70% mais forte em relação às primeiras TVs com o mesmo painel, além da sexta geração do processador Alpha 9. O webOS, sistema operacional dos dispositivos, também recebeu algumas novidades.

Os detalhes foram anunciados em um comunicado à imprensa nesta terça-feira (3).

Segundo a empresa, as TVs das famílias Z3, G3 e C3 serão beneficiadas com imagens ainda mais claras do que os anos anteriores. Parte desse benefício vem da tecnologia Brightness Booster Max, que aumenta o brilho em até 70%.

A promessa surge de uma nova arquitetura de controle de luz e algoritmos para expandir a iluminação. A fabricante explica que, para alcançar esta melhoria, o brilho é “mapeado e controlado pixel-por-pixel, resultando em imagens mais nítidas e realistas”.

Claro, o número é gigante. Portanto, é bom prestar a atenção na observação do The Verge: esta comparação em sua totalidade deve ser feita em relação aos modelos convencionais. Ou seja, a LG G3 não vai ter brilho 70% maior do que a LG G2, do ano passado.

Mesmo assim, o avanço ainda é notável. Por mais que o design da televisão e os recursos continuem similares, a LG ainda encontra margem para evoluir o atributo mais importante: a qualidade da imagem.

Mas se você teve um déjà-vu, esta sensação não foi em vão. Há um ano, na CES 2022, a LG apresentou as televisões das linhas G2 e C2 e prometeu a mesma coisa: brilho mais forte.

TV OLED da LG de 2023 (Imagem: Divulgação)
TV OLED da LG de 2023 (Imagem: Divulgação)

TVs da LG ganham nova geração do Alpha 9

Esta não é a única atualização destacada pela LG.

A safra de 2023 ainda vai trazer a sexta geração do processador Alpha 9. A companhia diz que, graças ao chip, os novos modelos vão oferecer “maior brilho e precisão de cores, além de clareza e detalhes incríveis”.

Seguindo toda a indústria de celulares e computadores, o componente traz toda aquela atenção em recursos de inteligência artificial (IA) para aprimorar seus processos. Tudo isso garante qualidade superior tanto ao áudio quanto ao som.

É o caso do AI Picture Pro. A tecnologia garante um upscaling aprimorado, traz um mapeamento de tons dinâmicos melhor e é capaz de detectar objetos e pessoas para garantir um HDR mais realista. O AI Sound Pro, por sua vez, fornece som surround 9.1.2 virtual para aprimorar a imersão ao assistir filmes e séries, por exemplo.

Ainda nesta seara, os novos modelos são compatíveis com Dolby Vision e Dolby Atmos. Os modelos também contam com portas HDMI 2.1a com Quick Media Switching VRR (QMS-VRR) e tempo de resposta de 0,1 ms, atributo que tende a agradar os gamers de plantão.

“As TVs LG OLED também são equipadas com o Game Optimizer”, anunciaram em nota à imprensa. “As configurações para compatibilidade com G-SyncFreeSync Premium e taxa de atualização variável (VRR) também são facilmente acessíveis pelo Game Optimizer.”

webOS recebe melhorias em 2023 (Imagem: Divulgação/LG)
webOS recebe melhorias em 2023 (Imagem: Divulgação/LG)

webOS ganha mudanças na interface

Além das melhorias de hardware, a LG apresentou algumas pequenas mudanças ao webOS.

Uma porção da lista de novidades para 2023 se concentra no All New Home. Segundo a companhia, os modelos deste ano trazem uma interface redesenhada com várias opções de personalização e foco em garantir mais conveniência aos usuários.

“Os novos Quick Cards oferecem aos usuários acesso fácil aos conteúdos e serviços que eles mais usam – todos agrupados em categorias lógicas como home office, jogos, música e esportes”, afirmaram.

A LG só não revelou os preços e datas de lançamento das novas televisões. A expectativa é de que as informações sobre os lançamentos sejam anunciadas ao longo do ano.

Receba mais sobre LG na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados