Tela que dobra e desliza é o futuro do OLED, segundo a Samsung

Tela mistura tecnologias já usadas pela companhia; novidade ainda não tem data para chegar ao público, mas será inicialmente usada em notebooks

Ricardo Syozi
Por
Conceito do Flex Hybrid (Imagem: Divulgação / Samsung)
Conceito do Flex Hybrid (Imagem: Divulgação / Samsung)

Durante a CES 2023, a Samsung apresentou o seu mais novo conceito de tela. Com o título de “Flex Hybrid”, a novidade traz um display que pode ser dobrado e deslizado, dependendo do produto. Essa mescla de capacidades promete ser usada em um protótipo para futuros notebooks da companhia sul-coreana, mas também será testada em outras tecnologias.

Segundo a empresa, a tela híbrida combina as duas tecnologias em um único produto. A dobrável é aplicada do lado esquerdo, enquanto a deslizante fica no lado direito. Desse modo, o usuário poderá abrir o laptop e o “esticar” para trazer todo o resto do display.

Mesmo ainda em fases de testes, a marca afirmou que os “usuários poderão curtir filmes e vídeos em uma tela de 10,5 polegadas na proporção 4:3 ou em 12,4 polegadas na proporção de 16:10”. Inicialmente, o objetivo é usar a novidade nos notebooks, mas a Samsung já disse que pretende expandir para outros gadgets da companhia.

Sendo assim, não seria surpreendente ver em um futuro próximo o “Flex Hybrid” dando as caras (ou telas) em um smartphone da sul-coreana. Isso porque o display faz uso de tecnologias que a empresa está acostumada a trabalhar nos últimos anos.

A própria marca confirma isso ao apontar que o “futuro dos dispositivos móveis inteligentes está no recurso deslizante”.

Flex Hybrid
Flex Hybrid (Imagem: Divulgação / Samsung)

Protótipo de tela para notebook está na CES 2023

A Samsung também levou para a Consumer Electronics Show a primeira versão apresentável da tela deslizante para laptops. O protótipo tem 17 polegadas e traz dois conceitos distintos: o “Flex Slidable Solo”, que pode ser expandido em uma direção, e o “Flex Slidable Duet”, que pode ser ampliado em duas direções.

Para quem se preocupa com portabilidade, a sul-coreana afirma que isso não será um problema. Em seu formato “padrão”, o gadget terá entre 13 e 14 polegadas, mas pode ficar maior caso a pessoa queira usá-lo para curtir games ou ver seriados.

A ideia é bastante interessante e promete flexibilidade para o produto e para seu dono. Contudo, ainda deverá levar bastante tempo para que as novidades cheguem ao público, já que tudo o que a Samsung apresentou até agora não passa de testes.

Slidable Flex Duet (Imagem: Divulgação / Samsung)
Slidable Flex Duet (Imagem: Divulgação / Samsung)

Nova linha de monitores dá início à próxima geração da marca

É claro que a empresa não deixaria de fora os novos monitores de suas linhas Odyssey, ViewFinity e Smart Monitor na CES 2023.

Com promessas de oferecer “qualidade de imagem incomparável e diversos recursos inovadores para pessoas que procuram trabalhar, jogar por meio da tela do monitor”, a companhia quer assumir uma posição de mais destaque no segmento.

Novidades como o Odyssey Neo G9 de 57 polegadas, o primeiro monitor gamer dual UHD do mundo (segundo a sul-coreana), e o ViewFinity S9, que oferece “calibração inteligente de cores projetada para profissionais criativos”, são armas para a linha chamar a atenção dos usuários.

Infelizmente, não há previsão de chegada dos novos monitores ao mercado brasileiro.

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados