Brasileiro cria app para iPhone com informações sobre genéricos

Thássius Veloso
Por

Você está com um medicamento importante, receitado pelo médico, para ser tomado de tantas em tantas horas. No entanto, não consegue lembrar a periodicidade e também perdeu a bula. Você se desespera e toma o medicamento sem qualquer critério? Talvez pensando nessa situação, um desenvolvedor brasileiro criou um aplicativo para iPhone que cataloga todos os genéricos existentes.

Genéricos BR é o nome do aplicativo. De posse dele, o usuário pode consultar os mais variados genéricos em um banco de dados que fica offline e pode ser acessado mesmo quando não há uma conexão disponível. Seu criador, Marcos Gurgel (da Tapush), explicou-me que optou por fazer sua estreia na App Store com um aplicativo gratuito e de ampla abrangência, com predominância da exibição em vez da entrada de dados. Não é que funcionou?

Por ter trabalhado com clientes da área médica, Marcos optou pelos remédios genéricos. As informações são públicas, mas não eram disponibilizadas de uma forma interessante para o usuário final. Foi o que ele fez com o aplicativo, ao catalogar os medicamentos por nome e por substância.

Alguns desses remédios possuem apenas dados sobre disponibilidade no mercado, bem como os laboratórios que os fabricam. Outros – os mais importantes, aparentemente – contam com informações completas. Dentro do Genéricos BR, por exemplo, há a informação de que o Anafranil é um antidepressivo cujo princípio ativo é o cloridrato de clomipramina. O usuário ainda pode consultar para esse medicamento: interações, forma farmacêutica, posologia, efeitos adversos, contra-indicações, precauções e indicações.

Se os dados presentes no aplicativo não forem suficientes, o usuário ainda pode fazer uma busca diretamente no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O desenvolvedor ressaltou que todas as informações do aplicativo são obtidas diretamente de bancos de dados da Anvisa, e portanto são padronizadas e avalizadas pela agência.

Download | Genéricos BR (iTunes)

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Relacionados

Relacionados