Computadores domésticos descobrem estrela rara
Um raro tipo de estrela conhecida como Pulsar Binário Interrompido foi descoberta por três participantes do projeto Einstein@Home, em que os navegantes doam o tempo ocioso de seus computadores para a análise de dados coletados por antenas de rádio frequência localizadas na Terra e que exploram sinais vindos do espaço.
O corpo celeste, que agora atende pelo simpático nome de PSR J2007+2722, é “um tipo de estrela de nêutrons de alta velocidade rotacional que pode ser formar em alguns tipos de supernovas, ou explosões estelares”.
Ele teve sua descoberta oficialmente creditada ao casal de profissionais de tecnologia norte-americano Chris e Hellen Colvin e ao analista de sistemas alemão Daniel Gebhardt. De acordo com os responsáveis pelo projeto, a nova estrela rotaciona 41 vezes por segundo sobre seu próprio eixo e tem “um campo magnético estranhamente baixo”.
Organizado desde 2005 pela universidade de Winsconsin-Milwaukee, o projeto Einstein@Home é um experimento que procura evidências de ondas gravitacionais emitidas por pulsares, buracos negros, estrelas de nêutrons e outros objetos de grande densidade que usa o software BOINC (Berkeley Open Infrastructure for Network Computing) para “repartir” a tarefa de processar os dados coletados por suas antenas entre as máquinas dos navegantes. Para o usuário, todo o processo de apresenta apenas como um descanso de tela que mostra a área do céu que está sendo varrida.
Com informações: BBC, Science Mag.