Arquivo Internet

Usuário alemão poderá deletar casa do Street View

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Deutschland Deutschland über alles… O hino alemão, que prega “Alemanha Alemanha acima de todos”, continua sendo empregado com força total na maior economia da Europa. Sempre com a privacidade dos usuários em primeiro plano, o governo do País está obrigando que o Google seja menos impositivo na implantação do Street View por lá.

A partir de agora, qualquer usuário alemão poderá manifestar-se contra a inclusão da sua residência no Google Street View. Embora não haja maneira de evitar que as imagens de satélite sejam disponibilizadas no Google Maps, o Street View pode sim ter suas fotos contestadas.

Para tanto, o usuário alemão deverá preencher um formulário com informações muita precisas sobre onde mora, manifestando o desejo de que a sua casa sofra o efeito blur e não possa mais ser vista pelos demais internautas que usam o Street View.

Formulário de remoção de casa do Street View na Alemanha

Embora o Google ofereça a chance do usuário apagar sua casa do Street View, a empresa não desiste de convencê-lo do contrário. No formulário, a mensagem de boas-vindas para o internauta alemão é bastante clara:

“Você decidiu dar blur em seu edifício e/ou propriedade antes do lançamento do Street View na Alemanha. Isso é uma pena porque o Street View pode ser extremamente útil para você e para os outros, especialmente se você quer ver onde sua família e amigos vivem, não importando o quão longe você possa estar, ou se você quer encontrar um resort de férias com antecedência”, informa o comunicado.

Depois de um discurso tão bonito, o usuário que ainda assim optar pelo blur nas fotos da própria casa precisará preencher o formulário e esperar receber, pelos correios, um código de confirmação, que deverá posteriormente ser inserido em um site específico com essa finalidade.

Essa é a Alemanha protegendo seus internautas. Quer colocar no ar um serviço maravilhoso, porém com informação dos outros? Pois que peça permissão primeiro (ou dê aos desinteressados uma chance de não fazer parte do serviço).

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque