O sistema operacional móvel Android sofre há algum tempo de um problema de fragmentação da plataforma. Como a atualização depende das operadoras e/ou fabricantes, alguns aparelhos às vezes nunca chegam a receber um update. Mas um levantamento recente indica que a situação pode não ser mais tão ruim assim.
Leia | “A incrível corrida pelos updates do Android”, por Henrique Martin.
Baseado nos dados dos aparelhos considerados “ativos” pelo Google (aqueles que acessaram o Android Market pelo menos uma vez nas duas últimas semanas de agosto), a estatística indica que cerca de 70% deles estão utilizando a versão 2.1 ou 2.2 do sistema. No caso da versão mais recente, a participação deu um salto nas últimas semanas e alcançou a marca de 28,7% ficando atrás apenas da versão 2.1, presente em 41,7% dos aparelhos.
Em maio a situação era praticamente inversa, quando as versões 1.5 e 1.6 tomavam cerca de 60% dos celulares Android. Esse aumento da 2.x se deve ao sucesso de novos modelos (como o Droid 2 ou o HTC Desire) e à atualização de modelos mais “antigos”, como o Motorola Droid — que aqui no Brasil se chama Milestone e tem atualização prevista apenas para o primeiro trimestre de 2011.
Com informações: Android Developers.