Bixby: o que é e como usar no Samsung Galaxy

Veja quais celulares Galaxy suportam o Bixby e como usar a assistente virtual no seu smartphone

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Você sabe o que é Bixby e como usar o recurso Bixby em um celular Samsung Galaxy? Aqui explicamos com mais detalhes o que é o assistente virtual da Samsung e como ativar suas principais funções no celular, para tirar proveito do que a Samsung tem a oferecer para você. Em outro post, também ensinamos a desativar o botão Bixby, que fica na lateral de alguns celulares, como o Galaxy S9 e S9+.

O Bixby Button fica logo abaixo dos botões de volume no celular, mas não está presente em todos os celulares que têm o assistente virtual. O Galaxy A8, por exemplo, suporta diversos recursos do Bixby e não possui o botão. Para alguns, é até preferível, pois nem todo mundo usa o Bixby no celular.

O que é Bixby?

O Bixby é o assistente virtual presente em diversos celulares Samsung Galaxy e tem diversas funções, como comandos de voz, lembretes, reconhecimento de objetos (Bixby Vision) e até mesmo controle de dispositivos inteligentes da sua casa. Outros recursos no Samsung Galaxy recebem o nome de Bixby, como:

  • Bixby Hello: presente na tela inicial do celular, que mostra conteúdo teoricamente útil e personalizado para você, como previsão do tempo, agenda, o preço do Uber para casa, o que está em alta no YouTube ou Flipboard, entre outros;
  • Bixby Voice: o assistente virtual que funciona por comandos de voz, controlando dispositivos inteligentes na sua casa, ou respondendo a perguntas como “como está o tempo lá fora?”;
  • Bixby Vision: recurso do Bixby que permite a você usar a câmera para reconhecer texto, objetos, cenas e até mesmo traduzir placas em tempo real;
  • Lembrete Bixby: uma função pré-instalada na Bixby que te lembra de fazer alguma coisa em um determinado horário ou local.

Em resumo, o Bixby são todas essas funções “inteligentes” acopladas em um Samsung Galaxy.

Como usar o Bixby Hello

Para usar o Bixby Hello, basta deslizar o dedo na tela da esquerda para a direita. Uma tela com todas as informações contextuais e personalizadas da Bixby deve aparecer caso o seu celular tenha suporte ao recurso; veja os celulares Samsung Galaxy que suportam Bixby no final desta matéria.

No começo, basta dar permissão aos aplicativos que você quer usar, como Facebook, Uber e Twitter. Alguns, como YouTube, Clima, Health, Flipboard, Foursquare e outros já aparecem por padrão. Se você não quiser vê-los, basta tocar no botão de menu no card e depois selecionar Ocultar agora ou Não exibir novamente. Do contrário, dá para destacá-lo selecionando a opção Fixar no topo.

Como usar o Bixby Voice

Uma das principais funções do Bixby é o Bixby Voice, quando o assistente virtual atende aos seus comandos. Para acioná-lo, basta segurar o botão Bixby; se você não tiver, ative a Bixby falando “Hi Bixby”.

Para fazer isso, abra o Hello Bixby e toque no botão de menu no canto superior direito. Entre em Configurações, ative o Bixby Voice e toque em Ativação por voz. Ative a opção e siga os passos para configurar o reconhecimento de voz no comando do Bixby.

Depois que terminar, basta falar “Hi Bixby” e dar algum comando em inglês. Infelizmente, a Bixby não está disponível em português.

Como usar o Bixby Vision

Ao contrário da maioria das funções do Bixby, o Bixby Vision está disponível na câmera do celular. Basta abrir a Câmera no Automático e toque no ícone de olho, no canto inferior esquerdo da tela. Desbloqueie o telefone (se ele estiver bloqueado) e selecione um modo de reconhecimento. Estes estão disponíveis:

  • Texto: o Bixby Vision reconhece o texto de uma imagem e transcreve para você; ele também consegue traduzi-lo em tempo real, útil para entender placas e avisos quando você não está no seu país de origem;
  • Imagem: procura itens semelhantes, como peças de roupa, modelos de óculos ou mesmo reconhece o que está sendo mostrado;
  • Local: a partir da sua localização, mostra os lugares perto de você como em uma realidade aumentada. Se você estiver na rua, aponte o celular para um estabelecimento e ele dirá o que é;
  • Vinho: basta apontar a câmera para um rótulo de vinho para saber mais sobre a safra;
  • Código QR: lê um código QR no seu celular.

Como usar o Lembrete Bixby

O Lembrete Bixby funciona como um aplicativo, mas não está listado na tela inicial. Para acessá-lo, você deve falar “Hi Bixby, open Reminder” e então marcar a opção Adicionar o Reminder na tela inicial. Também dá para falar “Hi Bixby, remind me to _______” para que o Bixby te lembre de alguma coisa.

No aplicativo Reminder, você pode configurar locais como casa, trabalho, carro e outros para ser lembrado de alguma coisa a partir da sua localização. Depois de configurar a sua casa, por exemplo, dá para falar “Hi Bixby, remind me to put my clothes on the washing machine at home” para ser lembrado de colocar a roupa para lavar quando chegar em casa.

Quais celulares Samsung Galaxy suportam o Bixby?

Infelizmente, nem todos os celulares Samsung Galaxy suportam o Bixby. Estes são os que têm suporte a algum recurso Bixby no momento, divulgadas pela Samsung a pedido do Tecnoblog:

  • Galaxy Note 9
  • Galaxy S9+
  • Galaxy S9
  • Galaxy Note 8
  • Galaxy S8+
  • Galaxy S8
  • Galaxy A8+
  • Galaxy A8
  • Galaxy A6+
  • Galaxy A6

Atualizaremos essa lista conforme novos dispositivos com suporte ao Bixby forem lançados.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Bixby na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados