Foi liberada hoje a próxima versão do Skype. O aplicativo de conversa em áudio e vídeo passou por algumas modificações, está mais estável e agora tem suporte aos contatos do Facebook, a maior rede social do mundo. E o melhor é que ele continua sendo oferecido de graça, embora vários recursos extras possam ser contratados por valores pagos à parte.
Se você já usou VoIP alguma vez na sua, com certeza já conhece o Skype. O aplicativo vem se popularizando no decorrer dos anos por oferecer conversas em áudio com qualidade bem acima da média (tudo depende da sua conexão e dos seus equipamentos, mas pelo menos a minha experiência tem sido bastante positiva). Até aí todo mundo sabe, e é por isso que a versão 5 do aplicativo aparece com a tentativa de enfatizar outros recursos do Skype.
Siga o TB no Twitter: @tecnoblog
A começar pela integração com o Facebook. Quem hoje em dia não tem Facebook que atire a primeira pedra! Seguindo os passos do Windows Live Messenger, que recentemente adicionou integração com as redes sociais, incluindo o onipresente FB, o Skype agora também tem suporte ao site criado por Mark Zuckerberg. Usuários vão poder visualizar as atualizações dos amigos dentro do FB.
E o mais legal: se você tiver um contato cadastrado no FB que tenha inserido seu número de telefone no perfil da rede social, fica mais fácil ligar para essa pessoa. É clicar e falar! (Se tiver créditos de SkypeOut, claro)
Outra novidade desse Skype v5, que já vinha sendo testada nos betas, é o a videoconferência com mais pessoas. A partir dessa versão, os usuários terão como conversar com 10 contatos simultaneamente, com direito a áudio e vídeo. Uma ferramenta perfeita para quem trabalha usando o aplicativo, embora demande uma conexão parruda.
A má notícia é que por enquanto o Skype 5 só foi liberado para Windows (a partir do Win2000).
Download | Skype
Baixatudo | Skype
Com informações: Guardian.co.uk.
Leia | Como fazer live com duas pessoas no Facebook [ou mais]