Firefox Beta para Android encolhe e fica mais rápido

Thássius Veloso
Por

Na briga dos navegadores para dispositivos móveis, a Fundação Mozilla dá mais um passo para estabelecer o Firefox como excelente opção para quem utiliza a plataforma do Google. A organização anunciou nessa quinta-feira (04/nov) uma nova versão beta do Firefox tanto para o Android como para o Maemo, dessa vez com direito a interface em vários idiomas do mundo inteiro.

Interface diferente

Mas não adianta se animar muito, pois não foi dessa vez que a nossa amada e idolatrada língua foi contemplada pela equipe de desenvolvimento do navegador. Até tem a opção do português europeu, porém nada da variação falada no Brasil. E nem preciso dizer que claramente há diferença entre os dois.

O Firefox para Android ficou menor se comparado à versão anterior. O arquivo de instalação tem ~17 MB, bem distante dos ~43 MB da versão anteriormente liberada para o grande público. A organização por trás do navegador prometeu ainda mais: “Há possibilidade de melhorias e nós vamos tornar esse arquivo ainda menor”, prometeram.

Sua interface está ligeiramente diferente, mais bonita e organizada. O Firefox para Android, porém, continua com uma forma peculiar e pouco intuitiva de acessar as abas e a barra de ferramentas: tendo que deslizar o dedo para a direita ou para a esquerda, a fim de acionar os cantos da tela.

Rapidez também está garantida, já que a nova versão de testes do Firefox está 25% mais rápida no benchmark SunSpider JavaScript, se comparado ao navegador padrão do Android 2.2. A informação é da Mozilla.

Download | Firefox Beta para Android e Maemo