A Fundação Mozilla liberou nessa quinta-feira mais uma versão Beta do Firefox 4. Não temos nada de novo no design nem na interface, mas o desempenho do navegador foi bastante melhorado, se comparado com versões anteriores. E o Firefox 4 Beta ainda adiciona suporte a várias tecnologias de reprodução de gráficos.

No que diz respeito à exibição de gráficos, o Firefox 4 Beta 7 (da captura de tela acima) traz uma boa novidade para os desenvolvedores: suporte ao WebGL. Com isso, os designers e programadores poderão criar aplicações web interessantíssimas, usando o 3D como bem quiserem. A criatividade, nessas horas, é o limite. Por enquanto esse recurso depende do computador ter GPUs com OpenGL habilita, mas a Mozilla já prometeu suporte às placas da Intel – que são baratinhas e bem comuns.

E para completar, o novo Beta ainda adiciona aceleração gráfica por meio de hardware tanto no Windows como no Mac. Para os adeptos do sistema de Bill Gates, essa tecnologia será disponível graças ao DirectX; no Mac, fica por conta do OpenGL mesmo.

O desempenho do Firefox 4 também está melhor, como você pode ver nos testes acima. A Mozilla fez questão de testar o Beta 7 nos principais benchmarks, para assegurar que essa versão de testes vale a pena. O curioso é que a comparação é feita com o FF4 Beta 4, e não o Beta 6. Essa mudança se deve à inclusão do compiler JägerMonkey JIT.

“Você vai perceber uma inicialização mais rápida, carregamento de páginas mais veloz e na performance dos web apps e jogos”, promete a fundação. É verdade: pelo menos no Mac, o FF Beta abriu bem mais rápido que na versão anterior (demorava…).

Download | Firefox 4 Beta 7
Baixatudo | Firefox 4 Beta

Se você já testou o Beta, não deixe de comentar nesse post!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados