Rumor do dia: nada de DVD ou Blu-ray nos futuros MacBooks Pro
Todo mundo já conhece o ciclo de lançamentos da Apple. De tempos em tempos, a empresa renova sua linha de iPods, Macs, iPhones e por aí vai. Previstos para chegar em abril de 2011, os novos MacBooks Pro prometem mudanças interessantes. Isso se a gente acreditar nos mais recentes rumores que circulam o mundo da tecnologia nessa semana.
Um podcast afirma que a próxima geração de notebooks profissionais da Apple vai colocar de lado os drives óticos. Até o momento, os MacBooks Pro são vendidos com uma unidade de leitura e gravação de DVD. E parece que essa tecnologia vai ser a última que a Apple vai suportar oficialmente. Lembra da briga entre o Blu-ray e o HD-DVD, na qual o primeiro levou a melhor? Até hoje não vemos o Blu-ray se popularizando, e se depender da Apple – e desses rumores – isso não vai acontecer nunca.
A principal vantagem de não ter um drive ótico é que sobra espaço para outros componentes. E como o MacBook Air é o mais recente paradigma na construção de notebooks na Apple, é natural querer adotar suas características mais marcantes. Entre elas, a falta do DVD ou do Blu-ray.
De acordo com a assessoria da Fábrica de Rumores da Maçã, os novos MacBooks Pro terão armazenamento baseado no SSD, que todos sabemos que é mais rápido e estável do que os HDs convencionais. E, para completar, essa nova geração contaria com conectividade por Light Peak, uma espécie de Firewire superavançado, criado pela Apple e pela Intel (tecnologia que até hoje nunca decolou, é bom dizer).
E aí, você acredita nesses rumores? Pelo menos o armazenamento por SSD seria muito bem-vindo, penso eu.
Com informações: Dvice, TUAW