Samsung Exynos terá tecnologia própria de ray tracing e supersampling

Sul-coreana quer contar com sua própria versão de tecnologia upscaling e ray tracing para seus chips Exynos; recursos podem chegar em 2025

Felipe Freitas
Por
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Samsung prepara suas próprias versões de ray tracing e supersampling (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Samsung está desenvolvendo as suas próprias tecnologias de ray tracing e supersampling. Este trabalho da sul-coreana será aplicado nos chips Exynos lançados depois de 2025. Atualmente, os smartphones Galaxy S23 contam com ray tracing fornecidos pela GPU Adreno, produzida pela Qualcomm.

Essas duas tecnologias já são populares nos jogos para PCs e consoles. O ray tracing permite que os efeitos de luz de um jogo fiquem mais realista. Ela simula o comportamento dos raios de luz em tempo real, que interagem com os objetos e geram aqueles fenômenos ópticos conhecidos das aulas de física — como refração e reflexos.

Já o supersampling é um termo genérico (o correto seria upscaling) para a técnica de aumento da resolução através do uso de software. Assim, o hardware “trabalha menos” para gerar a imagem. O supersampling permite que a qualidade do vídeo fique maior sem perder quadros por segundo.

Galaxy S23 Ultra (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Linha Galaxy S23 foi a primeira da Samsung com ray tracing(Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Samsung investe em ray tracing e upscaling

O Instituto de Tecnologia Avançada da Samsung, uma divisão da empresa sul-coreana, é o responsável por desenvolver as tecnologias de ray tracing e upscaling para os chips Exynos. No entanto, essas novidades não devem chegar no Galaxy S25, smartphone previsto para 2025.

De acordo com o veículo sul-coreano Daily Korea, o ray tracing e o super sampling da Samsung devem chegar no Exynos em 2 anos. Como estamos já no fim de 2023, é mais provável que o Exynos 2600 estreia as tecnologias próprias da Samsung. Lembrando que o Exynos 2600 é o possível processador topo de linha da fabricante para 2026 — seguindo o histórico de nomenclatura e lançamento da empresa.

A Samsung está focada em transformar os seus Exynos em um concorrente de peso do Snapdragon e dos chips Bionic da Apple. Em 2025, é esperado que a fabricante lance seu processador de 3 nm. Daqui há alguns meses, provavelmente em janeiro, veremos se a Samsung está no caminho certo quando o Galaxy S24 e Exynos 2400 forem lançados.

Relembre o Galaxy S23 Ultra e seu ray tracing

Com informações: SamMobile e Daily Korea

Receba mais sobre Exynos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados