Todas as novas versões dos navegadores mais usados já contam com um chamado modo privado. Embora o nome varie bastante de navegador para navegador, todos eles tem a mesma função: permitir uma navegação anônima e que não salve dados no histórico ou cache. Mas a Microsoft planeja implementar um novo recurso no IE9 que deve complementar esse modo de navegação e ao mesmo tempo acalmar os paranoicos por privacidade.

São dois recursos que deverão agir em conjunto. O primeiro, chamado de Tracking Protection, vai permitir que usuários do IE9 identifiquem e bloqueiem diversas formas de rastreamento que muitas vezes ficam escondidas em páginas, como scripts e cookies de navegação. O segundo, chamado de Tracking Protection List, vai deixar que o usuário crie uma lista de sites que podem rastrear suas atividades na web e quais não. Esse último funciona como a conhecida extensão Adblock para Firefox, só que ao invés de bloquear apenas anúncios, pode bloquear conteúdos de outros sites que estejam rastreando as atividades de usuários na web.

A criação dessa característica é uma resposta direta a uma proposta da agência americana FTC de criar uma espécie de Do Not Call List (lista ‘não me ligue’, usada para cadastrar números de telefone que não querem receber ligações de telemarketing), só que para a web. A proposta foi apenas divulgada e está longe de entrar na lei americana, mas a Microsoft se adiantou e criou logo o que eles queriam antes que fossem obrigados a fazê-lo.

Essa versão do Internet Explorer 9 com o Tracking Protection embutido deverá estar disponível no começo do ano que vem.

Com informações: Slashgear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados