Brasileiros desenvolvem cartão RFID para curtir no Facebook

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias

O que acontece quando você vê uma coisa legal no mundo real e quer dizer que gostou dela para seus amigos no Facebook? Não há um botão de curtir offline ainda. Mas um projeto no Campus Party pretende englobar essa parte do mundo online com o mundo offline. Com posse de um cartão RFID, um usuário do Facebook pode curtir áreas de conteúdo do evento sem mesmo sequer estar conectado à internet.


A execução do projeto é da Plankton Digital, que tem Luis Leão como seu diretor de TI. Ele é o mesmo criador do conhecido serviço Sms2blog, que integra Twitter com mensagens de SMS, então você sabe que vai sair uma coisa bacana daí.

Funciona da seguinte maneira: eles espalharam quatro cubos na Campus Party. Cada cubo contém um circuito Arduino com uma placa de rede e um leitor de RFID, além das luzes coloridas de LED. Eles são controlados remotamente de uma página interna da empresa, de onde também são selecionadas as páginas que serão ‘curtidas’ em cada cubo. Uma vez selecionadas as páginas, basta que um cartão cadastrado seja aproximado do cubo e a leitura realizada.

Para curtir uma página com o cartão RFID, você primeiro deve associar o seu cartão à sua conta no Facebook usando o site do projeto. Basta dar acesso à sua conta e depois colocar a senha que vem impressa no cartão. Você quer um desses cartões? Veja no final do post como conseguir um.

A partir daí sempre que você passar o cartão em um dos cubos, seu perfil no Facebook vai automaticamente curtir a página associada àquele cubo. E eles não serão repetitivos: os cubos ficarão em locais diferentes da Campus Party durante toda a semana, portanto você pode passar o cartão em outros cubos nos demais dias para curtir conteúdos diferentes. Nessa segunda-feira a redação do TB ganhou um desses cubos, que você pode conferir logo abaixo.

Quer ser um dos primeiros a testar esse esquema? Procure a redação do TB na Campus Party (eis aqui uma dica de onde estamos) e peça um cartão para a gente. Mas corra: temos apenas 10 deles para distribuir. 😉

Atualização às 09:15 do dia 18/01 | O pessoal da Plankton deixou mais dez cartões na nossa redação. Então se você não garantiu o seu ainda, cola aqui!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados