Essa moda de chegar aos lugares e dar check-in parece que realmente pegou. O Fourquare, o queridinho quando o assunto é informar a localização geográfica, reportou um crescimento de mais de 3.000% somente no ano passado. O Facebook entrou nessa mesma onda e lançou o Facebook Places, com funcionamento similar. E agora é a vez do Google adotar uma postura a la Foursquare.

Para tanto, o gigante das buscas apelou para o Latitude, aquele serviço que você já conhece. Anteriormente, o Latitude permitia aos usuários informar sua localização em tempo real. Com a novidade, o check-in passa a ser opcional para todo mundo que quiser dizer “Estive em tal lugar”.

Google Latitude com check-in
Check-in chega ao Google Latitude

Um dos recursos mais bacanas desse novo Google Latitude é o check-in automático. Se você vai todo dia à mesma padaria para tomar café da manhã, o aplicativo vai entender esse comportamento e começará o check-in automático sempre que você entrar no estabelecimento. O mesmo vale para o check-out, que será automático, para que “seus amigos não fiquem tentando adivinhar se você ainda está naquele lugar”.

O novo Google Latitude está integrado ao serviço do Google de avaliação de estabelecimentos. Ou seja, antes de entrar naquele novo restaurante, o usuário terá como ler resenhas e descobrir se o cordon bleu ali servido é realmente bom. Como colaboração é algo importante, todos estão convidados a também escrever suas resenhas sobre estabelecimentos que estão (ou estarão) no índice do Latitude.

Bem ao estilo Foursquare de fornecer distintivos de “prefeito”, entre outros, para os usuários mais assíduos de estabelecimentos, o Google Latitude permitirá que a pessoa se torne “regular”, “VIP” ou “guru” daquele lugar em especial. Bacana seria se essa forma de identificar os clientes mais assíduos também se aplicasse aos selos do Orkut, que foram apresentados no ano passado. Fica a ideia, Google.

(YouTube)

Como de costume, todos os check-ins, check-outs e demais informações de localização geográfica são opcionais. Ele está disponível, mas fica a critério de cada um usar o serviço. Se você está a fim de dar essa chance ao Google, saiba que os aplicativos de Latitude para Android (a partir da versão 1.6) e iPhone foram atualizados com os novos recursos.

Por último, mas não menos importante: o novo Latitude permitirá enviar fotos dos lugares que estão sendo visitados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados