Samsung fabricou 25 milhões de HDs no Brasil

Thássius Veloso
Por

A Samsung Brasil disparou um comunicado bastante interessante. Segundo a empresa, a produção de discos rígidos em solo nacional chegou à marca de 25 milhões de HDs. É muito disco rígido! Todo esse equipamento é produzido lá em Manaus, onde a empresa mantém sua planta industrial.

Não é por acaso que a Samsung investe tanto em tecnologia de armazenamento de dados. Ela é considerada por alguns institutos de pesquisa como a terceira maior fabricante de equipamentos desse tipo, perdendo apenas para Seagate e Western Digital. No Brasil, a produção própria iniciou-se em 2002, quando foi inaugurada a primeira fábrica de HDs da Samsung fora da Coreia do Sul.

Fábrica da Samsung Brasil em Manaus, vista de cima. (imagem: Google Maps)

Para comemorar esse momento, a Samsung anunciou  um novo disco rígido externo. Cheio de amor para dar e vender, o S2 Portable tem 1 tera de espaço. Tudo isso sem comprometer o tamanho do aparelho, que pesa apenas 193 gramas. O preço sugerido do aparelho é de R$ 349. Abaixo você encontra todas as especificações do produto.

  • Espaço em disco: 1 TB.
  • Conexão: USB 2.0.
  • RPM: 5.400.
  • Cache: 8 MB.
  • Peso: 193g.
  • Velocidade máxima de transferência: 480 MB/s.

Um dado curioso fornecido pela Samsung Brasil diz respeito aos espaços dos HDs que são fabricados atualmente. Seja para notebook, netbook ou HD externo, os discos possuem no mínimo 320 GB. Lembra quando você se matava para fazer tudo caber em 80 GB? Ficou definitivamente no passado.