GNU Project decide criar concorrente para o Skype

Thássius Veloso
Por

O pessoal do GNU Project não para de inventar. Em nome de um mundo onde tudo tem seu código-fonte aberto, o grupo decidiu criar um aplicativo que vai rivalizar com o bom e velho Skype na hora de realizar chamadas por meio de VoIP. Chamado de GNU Free Call, o novo projeto tem tudo para criar uma nova opção de chamadas gratuitas entre usuários de Linux.

Para tanto, o protocolo de transmissão de áudio está escolhido: o SIP Witch. Ele tem uma estrutura similar à do BitTorrent, o que significa que não depende de uma rede centralizada para que as pessoas conversem entre si. Em vez disso, tira proveito do que há de melhor no peer-to-peer, transformando todos os computadores interconectados em nodes que conseguem transmitir essa informação, até que chegue ao destinatário.

Alô, mamãe.

O bacana é que o SIP Witch já está implementado na mais importante das distribuições Linux, o Ubuntu. Além disso, também é nativo no Fedora, que é muito usado no mundo do software livre. De acordo com o projeto, existe uma compilação do protocolo para Windows.

Smartphones não ficam de fora. O GNU Free Call nasce com a ideia de integrar o SIP Witch a aparelhos de celular que estejam conectados à internet e tenham um IP atribuído. O Android, claro, é o principal alvo dessa implementação.

Ainda não temos uma data para o lançamento oficial dos aplicativos criados pelo GNU Free Call. Enquanto isso, resta-nos continuar confiando no Skype.

Download | Skype
Baixatudo | Skype

Interessados no assunto devem acompanhar o projeto lá no site GNU Telephony.

Com informações: Good Gear Guide.

Relacionados

Relacionados