A promoção VexWeek anunciada pela Vex ontem (30) chegou com timing perfeito. Eu tinha um compromisso marcado perto do aeroporto de Vitória hoje de manhã e não tinha muita coisa para fazer em casa. Como sabia que havia um ponto de acesso no aeroporto, decidi ir mais cedo para testar a conexão disponível no local. Ela funcionou bem melhor do que esperava.
Primeiramente, realizei um teste do link pelo speedtest.net. O resultado não foi o mais exato possível, visto que provavelmente haviam mais pessoas conectadas no mesmo ponto de acesso. Mas dá para se ter uma idéia. Foi pouco menos de 1 Mbps de download e o mesmo valor para upload. O segundo teste que fiz foi de vídeo. Streaming de vídeo do YouTube, para ser mais exato. Ocorreu a lentidão habitual do site, mas assim que alguns segundos do vídeo carregaram, o vídeo tocou sem problemas.
Os dois últimos testes tiveram resultados que, confesso, me deixaram espantado. Imaginei que uma operadora de pontos de acesso tão grande como a Vex gerenciaria melhor os protocolos de rede, mas para a alegria dos clientes, isso não acontece. O primeiro teste foi uma chamada via Skype. Achei que sofreria traffic shaping nos pacotes com protocolo VoIP, o que não aconteceu. Também não houve nenhum problema com o protocolo BitTorrent. Selecionei uma porta aleatória no uTorrent e baixei 1% de uma imagem ISO do Ubuntu como quarto e último teste. A velocidade se manteve constante o tempo todo.
Não estou necessariamente dizendo que você deve procurar o ponto de acesso Vex mais próximo e abusar da conexão para baixar tudo quanto é arquivo. Até porque no cadastro obrigatório para acessar a rede, é preciso inserir um CPF ou número de passaporte, endereço completo e também telefone, entre outras informações pessoais. Mas se a sua internet sair do ar por algum motivo e, por acaso, há um aeroporto perto de onde você mora, a VexWeek pode quebrar um galho. Pena que é só até o dia 8. [Foto: michael.newman]