Android é sistema mais usado para dar check-in no Foursquare e similares

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A firma de pesquisas comScore divulgou um estudo (conduzido em março) referente ao uso de sites de check-in, como o nosso querido Foursquare, feito pelos norte-americanos. Logo de cara, a empresa descobriu que quase 1 de cada 5 donos de smartphones acessam esse tipo de serviço para dizer ao mundo onde estão (menos eu, que até hoje não adotei o FS ou similar).

Android: sistema mais usado para dar check-in

O Android é o sistema mais usado nos aparelhos de quem faz questão de informar sua localização geográfica, com 36,6% de market share no total de usuário; a Apple aparece em segundo lugar (33,7%), seguida da RIM (22%).

Para tristeza geral dos fãs da Nokia, o Symbian aparece numa posição quase inexpressiva, visto que agrupa somente 1,2% das pessoas que usam serviços de check-in no celular. FAIL.

Pelos números da comScore, 7,1% dos usuários de dispositivos móveis acessam serviços de localização geográfica. Quando estamos falando apenas dos smartphones, esse percentual sobe para 17,6%. Ou seja, quem tem um smartphone tende a usar mais o Facebook Places, Gowalla e similares, do que aquele pobre diabo com um feature phone em mãos.

Curiosamente, as mulheres são maioria entre o total de usuários mobile que acessam serviços de check-in. No entanto, os homens lideram quando citamos especificamente os smartphones (53,9%). Será que os homens usam mais smartphone? A pesquisa não dá mais informações sobre esse assunto.

Foursquare e similares são usados principalmente por jovens adultos, aquele grupo que engloba pessoas com idade entre 18 e 34 anos. 23,3% de todos os usuários de sites de check-in são estudantes, enquanto outros 53,3% prestam serviço para alguma companhia em tempo integral.

Empresas com desejo de faturar devem investir na integração com esses serviços. Segundo a comScore informa, quase um terço dos usuários acessaram sites de vendas (varejo) em seus celulares. Quando o assunto é publicidade, mais uma vez os usuários de check-in fazem bonito: 40% deles lembram de ter visto publicidade móvel, seja na web ou em algum app, pelo menos uma vez no mês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados