Depois de muito tempo, finalmente está disponível a mais nova versão do Fedora Linux (o primo livre do Red Hat Linux) agora na versão 15 e, entre as diversas novidades, a inclusão do GNOME 3 como área de trabalho padrão.

Com o codinome “Lovelock”, o Fedora 15 fez o que até agora nenhuma distro fez com perfeição: tornar o GNOME 3 o ambiente gráfico padrão do sistema. E se você acha o Unity do Ubuntu complicado, é bom se preparar: o GNOME 3 apresenta mudanças ainda mais radicais na experiência do usuário, e pode levar um tempo até você se acostumar.

GNOME 3

Além disso, o Fedora 15 traz outras novidades: o LibreOffice é o novo pacote de produtividade padrão do sistema, e se você não gostar do GNOME 3, pode usar ou o  KDE 4.6 ou o XFCE 4.8. Diversos outros programs estão em suas versões mais atuais, como o Mozilla Firefox, na versão 4.

Com o Fedora 15, o time de desenvolvedores usou um novo daemon para gerenciamento de serviços do sistema, o systemd. Com o systemd, o Fedora 15 consegue aproveitar melhor sistemas com múltiplos processadores através do paralelismo de processos, reduzindo o tempo para iniciar e desligar a máquina.

O Fedora 15 pode ser baixado no site do projeto, e você pode escolher diversas versões, como um LiveCD, um ISO de DVD e principalmente se prefere arquitetura 32 e 64-bit. Você também pode ler o guia de instalação e as notas de lançamento, mas esses dois últimos documentos estão apenas em inglês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados