O Gmail é um serviço de e-mail bem completo, mas sempre há alguma coisa a melhorar. O Google sabe desse detalhe e por isso anunciou hoje uma nova funcionalidade pro serviço, chamada People Widget. Ela é uma caixa de informações dinâmicas que fica na barra à direita da mensagem e mostra detalhes sobre a pessoa que a enviou, como as últimas mensagens, documentos compartilhados e outros.


Essas características são bastante similares às do add-on para navegadores chamado Rapportive, que surgiu originalmente em 2010, e às do add-on para Outlook chamado Xobni, que faz basicamente a mesma coisa. Tão similar que não duvido que pode ter servido de inspiração para o Google criar o People Widget.

O People Widget também traz um recurso que já está ativo desde 2007 mas ainda não migrou para o cliente oficial, o Google Talk: as conversas em grupo. Com ele é possível conversar com até diversas pessoas (o Google não diz ao certo quantos) e possivelmente até conversar com elas em vídeo.

Assim como todas as funcionalidades novas, o Google não aperta um botão e ela aparece magicamente para todos. O People Widget vai ser ativado gradativamente para todos os usuários do Gmail durante as próximas duas semanas.

Atualização às 17:09 | Diferente do que dissemos antes, a funcionalidade de bate-papo em grupo já existia desde 2007, ela apenas será facilitada com o People Widget. O texto do artigo foi alterado para refletir essas informações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados