Microsoft lança SDK do Kinect para Windows 7

Entusiastas e pesquisadores podem baixar o aplicativo de graça.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

O Kinect tem um potencial incrível para novas aplicações, porém ainda inexplorado com a autorização da Microsoft, a responsável pelo produto. Nessa quinta-feira, a empresa flexibilizou um pouco as coisas ao liberar o SDK do Kinect para Windows 7. A partir de agora, qualquer pessoa com um computador rodando Windows 7 poderá testar os recursos do gadget e criar novas formas de interagir com aplicativos.

De acordo com a companhia, o SDK do Kinect foi desenhado para dar mais ferramentas à comunidade de desenvolvedores, pesquisadores acadêmicos e entusiastas da tecnologia. Eles vão poder criar novas experiências fazendo do sensor de profundidade, sistema de rastreamento do movimento humano, reconhecimento de voz e reconhecimento de objeto presentes no Kinect.

Esse lançamento abre um novo leque de possibilidades. A Microsoft está cristalizando o Kinect como um gadget que vai além do Xbox 360. Com o aparelho ligado ao computador, vai saber o que esse pessoal não vai inventar, por exemplo, quando o Windows 8 sair, no fim do ano que vem. A interface é touch, mas quem disse que não pode ser controlada “pelo ar” com o Kinect?

O SDK do Kinect para Windows 7 é gratuito e pode ser baixado nessa página. É importante notar que esse lançamento deve ser usado apenas para fins não comerciais. A Microsoft ainda não liberou oficialmente o Kinect para outro tipo de uso que não seja a experimentação de várzea. O software tem suporte a C++, C# e Visual Basic (com Visual Studio 2010).

E por sinal: todo o código-fonte continua proprietário. Afinal, estamos falando da Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados