O que é e para que serve um SDK?

Saiba o que é e para que serve um SDK; entenda também a importância desse conjunto de ferramentas na criação de aplicativos

Wagner Pedro
Por

Os desenvolvedores recorrem a um SDK na hora de criar seus aplicativos. Esse software entrega as ferramentas necessárias para elaborar e inserir recursos e funcionalidades com mais facilidade e rapidez. Mas, afinal, o que é e para que serve um SDK? Abaixo, vou te explicar mais detalhes sobre o termo.

SDK, ou kit de desenvolvimento de software, é um conjunto de ferramentas oferecidas a desenvolvedores por fornecedores de sistemas operacionais para facilitar a criação de aplicativos.
O que é SDK? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

SDK, ou kit de desenvolvimento de software, é um conjunto de ferramentas oferecidas a desenvolvedores por fornecedores de sistemas operacionais e linguagens de programação. Ele é disponibilizado para facilitar a criação e integração de aplicativos em uma determinada plataforma.

Os SDKs trazem documentações, bibliotecas de códigos, editores visuais e guias, que podem ser usados para agilizar o processo de desenvolvimento. Alguns também entregam um projeto de teste para eliminar a necessidade de escrever o código do zero.

Por que usar SDK

O SDK facilita a vida de qualquer desenvolvedor. Afinal, ele permite adicionar funcionalidades e construir componentes padrões de um aplicativo com mais rapidez. Geralmente, esse programa já é bem completo e não precisa ser integrado a outros softwares, o que poderia atrasar o desenvolvimento.

O kit costuma ser usado para implementar funções simples, como login, serviços de localização e pagamentos móveis, por exemplo. No entanto, também há SDKs mais complexos, que podem ser usados por desenvolvedores em aplicativos de realidade aumentada e realidade virtual.

Os SDKs estão disponíveis para download gratuitamente. Alguns exemplos famosos incluem: Java, Windows, macOS, Android e iOS (iPhone).

Diferença entre SDK e API

Uma API (Application Programming Interface) é um conjunto de instruções de programação para acessar uma ferramenta, banco de dados ou plataforma. Por exemplo, quando uma empresa de software libera sua API publicamente, outros desenvolvedores conseguem projetar aplicativos para acessar o serviço daquela marca.

O SDK difere-se por se tratar de um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software. Com ele, os desenvolvedores podem criar aplicativos para uma plataforma específica. Além de guias, bibliotecas e editores visuais, o programa já vem com uma ou mais APIs para facilitar o trabalho.

Pronto, agora você sabe o que é e para que serve um SDK.

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone.

Relacionados

Relacionados