Arquivo Celular

Nokia vai demitir outros 3,5 mil funcionários e fechar fábrica

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Em fevereiro desse ano a Nokia fechou um acordo com a Microsoft para trazer o Windows Phone 7 aos seus aparelhos. Dois meses depois o primeiro sinal do lado negativo da reestruturação da companhia apareceu, com o corte de 4 mil empregos. Hoje a Nokia anunciou que vai demitir mais 3,5 mil funcionários, sendo 1,3 mil do setor de Location e Commerce e 2,2 mil com o fechamento de uma fábrica na Romênia.

Fábrica da Nokia na Romênia: 2,2 mil trabalhadores na rua no final do ano (Crédito: Nokia)

Mas nem tudo são más notícias: os 2,2 mil empregados romenos que trabalham na fábrica da Nokia continuarão empregados até o final do ano e devem continuar recebendo salário, mesmo sem trabalhar, até março de 2012, o que deve dar bastante tempo para eles encontrarem um novo emprego. Além do fechamento das fábricas e corte de funcionários, a Nokia também vai escolher outro CEO para a joint venture Nokia Siemens Networks, responsável por equipamentos de rede.

Com resultados financeiros abaixo do esperado, é natural que a Nokia comece a cortar gastos para se manter na ativa até a chegada dos celulares Windows Phone 7. E isso coloca ainda mais pressão nos responsáveis pelo seu desenvolvimento, já que se eles não fizerem algum sucesso a gigante finlandesa de celulares pode deixar de existir.

Mas vendo o que já “vazou” até o momento, como o Nokia Sea Ray, eu diria que as chances disso acontecer são poucas. Você não acha?

Com informações: Reuters.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque