Facebook em vias de liberar envio de mensagens de fãs para empresas

Thássius Veloso
Por

O Facebook está testando uma nova maneira para que consumidores interajam com as marcas devidamente representadas na rede social. Aparentemente em testes somente para empresas asiáticas, a apareceu nos últimos tempos a opção de liberar o envio de mensagens entre as partes. Acaba, portanto, a necessidade de postar no mural de uma empresa para estabelecer o primeiro contato com seus funcionários que fazem o atendimento nas mídias sociais.

Existe a possibilidade de que somente asiáticos tenham visto o recurso devido aos fuso horários de lá e de cá, no Ocidente. De qualquer forma, temos uma prévia de como pode ser a comunicação entre consumidores e empresas num futuro próximo.

Aceita receber mensagens de fãs?

Pelo que se sabe até o momento, o internauta tem que ir na página da empresa que habilitou o recurso e ele, em primeiro lugar, enviar a mensagem direta (nome copiado do Twitter na cara dura por mim). Quando os representantes da companhia receberem o email alertando sobre a conversa iniciada por meio da rede social, aí sim eles estão aptos a responder a mensagem. Não existe possibilidade da empresa começar o diálogo; pelo menos não no recurso que os asiáticos têm visto em funcionamento.

O The Next Web bem nota que a mudança no Facebook, num futuro próximo, talvez signifique menos reclamação nos murais das empresas que estão no Facebook – para alegria principalmente das operadoras de telefonia, que sofrem muito com o comportamento do consumidor brasileiro. Por outro lado, pode ser que reclamações legítimas sejam omitidas também graças à ferramenta de envio de mensagens.

No Twitter também tem como empresas e consumidores entrarem no diálogo. Vira e mexe, quando tenho reclamações para enviar à minha operadora de banda larga, envio por DM. Eles me seguem e eu os sigo. O contato costuma ser bastante proveitoso, principalmente quando o assunto é técnico.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Relacionados

Relacionados