Microsoft abandona parcialmente o suporte a plugins no Internet Explorer 10

Empresa explica tags para que profissionais adequem seus sites ao IE 10.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

A próxima versão do Internet Explorer, prevista para chegar junto com o aguardado Windows 8 — cujo nome comercial duvido fortemente que seja esse —, não vai funcionar com plugins (entre eles o ainda bastante presente Flash) quando estiver com o visual Metro habilitado. A empresa confirmou a informação no ano passado e agora detalha o que fazer nos casos em que páginas dependem de plugins.

Quem forneceu a informação foi o líder gerencial (ou algo assim) do Internet Explorer, John Hrvatin, em um artigo publicado na rede de blogs técnicos da Microsoft. Ele explica que a “transição para web livre de plugins” está ocorrendo hoje. Portanto, é natural que a Microsoft se posicione de uma vez por todas sobre esse assunto. E a decisão da companhia é essa: nada de plugin no Internet Explorer com Metro habilitado.

IE 10 com Metro

“Internet Explorer com visual Metro roda livre de plugins para melhorar a vida da bateria bem como segurança, confiança e privacidade dos consumidores.” O papo de que permanecer sem plugins aumenta o tempo de bateria dos dispositivos é algo que o finado Steve Jobs e a Apple tanto defenderam por anos quando questionados sobre a ausência de Flash nos dispositivos rodando iOS. Ainda hoje a companhia se mostra inflexível quanto à questão.

Hrvatin recomenda aos profissionais de internet que adicionem simples tags ao HTML de páginas que dependam de plugins de terceiros para que, a partir do Internet Explorer 10 com Metro, os internautas tenham a opção de abrir a página no IE para desktop (sem o Metro ativado) com a finalidade de visualizar o elemento disponível via plugin.

As tags são as seguintes.

HTTP Header:

X-UA-Compatible: requiresActiveX=true

Meta tag:

<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="requiresActiveX=true" />

“Este site usa add-ons que demandam Internet Explorer no desktop”, diz o esboço de mensagem que será empregada na tela dos dispositivos para avisar sobre a disponibilidade de ver o site no desktop.

O recado mais evidente da decisão da Microsoft reside na aposta no HTML5. O padrão aberto para internet, com áudio, vídeo e elementos interativos, tem tudo para suprir muitas necessidades que hoje em dia os profissionais de internet resolvem com o Flash. Ao livrar de plugins no IE 10 com Metro ativado, a MS principalmente promete uma experiência de navegação mais interessante para quem usar o Windows 8 em tablets e notebooks.

Atualizado às 16h00. Com informações: CNET News e Gemind.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados