O que é um plugin?
Não chega a ser um app, mas te salva; saiba o que é um plugin e como as adições simples podem ajudar muito o usuário
Não chega a ser um app, mas te salva; saiba o que é um plugin e como as adições simples podem ajudar muito o usuário
Nos encontramos em determinada situação e pensamos: se tivesse uma forma de adaptar um pouco já seria de grande ajuda. Veja abaixo, o que é um plugin e como essas pequenas ferramentas inseridas em um browser ou em softwares podem ser muito úteis para os usuários.
Plugins são adições ou alterações de software que permitem a personalização de programas de computador, aplicativos e navegadores da web, bem como a personalização do conteúdo oferecido pelos sites.
Embora os plugins continuem a ser usados como complementos para personalizar programas e aplicativos, seu uso em navegadores da web diminuiu um pouco, em favor do uso das extensões de navegador.
Apesar das diferenças técnicas, para o usuário, pode-se até considerar a mesma coisa, se definirmos como algo que não fez parte da construção original, mas permite alterações e melhorias no uso do software.
Alguns bons plugins ainda existem para ajudar a personalizar a experiência do usuário com navegação na web, criação de conteúdo e com aplicativos e programas favoritos nas suas funções.
Enquanto o plugin é um add-on (adicional) que altera funções e características de um software já estabelecido, as extensões são mais específicas para navegadores. Os plugins só tem informações sobre a página em que estão. Não sabem mais nada sobre o navegador ou o que está carregado em outras páginas.
Os plugins de navegador da web, antes muito usados, caíram no esquecimento devido aos browsers populares que não os suportam mais e os substituíram por extensões.
Uma extensão é algo específico para o navegador e são um pouco diferentes em cada modelo (Edge, Firefox, Chrome), mas costumam ter uma noção maior do que está acontecendo no browser como um todo.
Eles podem ser adicionados automaticamente às páginas e serem acessíveis, separadamente, entre páginas distintas. Como experiência própria, eu uso em todos os navegadores disponíveis o Dark Reader, para reduzir a agressão da luminosidade do monitor nos olhos.
Com informação: Lifewire, Computer hope, Stack overflow.