Arquivo Curiosidades

Mais um datacenter da Apple — dessa vez para o Siri?

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Mal terminou de construir um, a Apple se prepara para dar início às obras de outro datacenter nos Estados Unidos. Para você ver como se tornou vital a dependência de grandes centros de computação para atender a demanda dos usuários ávidos por armazenar documentos na nuvem para acessa-los de qualquer lugar. E dessa vez a companhia escolheu o estado do Oregon, no noroeste do país.

Normalmente a organização não comenta esse tipo de assunto. Ainda assim, um representante da Apple respondeu à emissora local KTVZ (adoro essas siglas que os norte-americanos usam) confirmando que o terreno com 160 acres foi comprado em 15 de fevereiro de 2011, no dia em que a câmara estadual aprovou descontos fiscais para a instalação de atividades de datacenter na região — veja que baita coincidência.

O terreno custou US$ 5,6 milhões, de acordo com a emissora. Dá quase R$ 10 milhões.

Com muito dinheiro em caixa (muito mesmo!), a Apple pode se dar o luxo de comprar diversas propriedades pelos Estados Unidos. Também está em projeto a construção de um novo quartel-general em Cupertino, sede da companhia na Califórnia. Steve Jobs em pessoa esteve no escritório da prefeitura para explicar todos os benefícios do novo QG e o que ele traz de bom para a cidade.

Especula-se sobre a construção de um datacenter para o Siri, assistente virtual do iPhone 4S que realiza diversas atividades apenas com comandos de voz contextuais. Também pode ser que a Apple esteja interessada em aumentar a capacidade do iCloud, o serviço de armazenamento de arquivos na nuvem que mantém gratuitamente para todos os usuários com direito a contas pagas para garantir mais espaço. O iCloud estará totalmente integrado ao Mountain Lion, próxima versão do Mac OS com lançamento agendado ainda para esse ano.


Exibir mapa ampliado

No ano passado a Apple inaugurou outro grande datacenter na Carolina do Norte.

Com informações: Ars Technica.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque