Arquivo Internet

AOL fatura US$ 1 bi vendendo patentes (e Netscape) para Microsoft

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Desesperada ao ver que as pessoas não estão usando tanto os seus famigerados CDs para se conectar à internet, a AOL busca uma nova maneira de se manter viva de alguma forma. E ela parece ter encontrado uma: se livrar de alguns itens no seu portfólio de patentes em troca de dinheiro. A empresa anunciou hoje que vendeu grande maioria das suas patentes para a Microsoft.

A empresa diz que vai vender mais de 800 patentes para a gigante de Redmond em um acordo que vai trazer para os cofres da companhia um total de US$ 1,056 bilhão. Outras 300 patentes vão continuar com a AOL, mas as tecnologias relacionadas a ela serão licenciadas para a Microsoft de forma não-exclusiva.

Outro item curioso no acordo envolve a venda de uma fatia de participação em uma subsidiária da AOL. Segundo Peter Kafka do AllThingsD, essa subsidiária seria a Netscape, o que indica que a Microsoft acabou de comprar parte de um dos navegadores web mais antigos e famosos da internet. A marca Netscape, no entanto, permaneceria com a AOL.

Segundo o ReadWriteWeb, o conjunto de patentes está relacionado a diversos itens que devem ajudar a Microsoft na batalha da patentes contra o Google. Dentre elas estão 77 patentes relacionadas a busca na web, 80 relacionadas a interfaces de navegadores e 140 ligadas a comunicações online.

A compra deve ajudar a AOL a pagar as contas por um tempo e a Microsoft já deve ter em mente o que fazer com as patentes. Soa como um acordo do tipo Win-Win. No caso da Microsoft, Win-Windows.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque