BestShop TV FAIL: porque insistir no erro é burrice
Quando a gente acha que já viu de tudo, lá vem mais uma empresa brincar de fazer mídias sociais. Como você já sabe, quem brinca com fogo faz xixi no banho na cama, e foi exatamente assim que os responsáveis pelo site BestShop TV se comportaram. Não imaginaram o poder que o Twitter tinha e conseguiram afundar uma campanha até então bem sucedida.
A história é a seguinte: há alguns dias surgiu o perfil @BestShopTVcom no Twitter, oferecendo promoções imperdíveis. Uma delas consistia na venda de uma TV LCD por supostos R$ 200. Detalhe é que esse aparelho estaria em uma categoria diferente da de eletrônicos no site. Outro detalhe é que a oferta só seria exibida de uma às cinco horas da matina.
O problemão começou à 01:00 de quinta-feira. Como muita gente esperava pela oferta, o site não aguentou a quantidade de acessos e caiu. Depois de quase uma hora, o perfil da BestShop se pronunciou sobre o assunto: “NESSA MADRUGADA NÃO TEREMOS AS OFERTAS NO SITE. Não está estável e não seria justo com as pessoas que estão com dificuldades no acesso”. Isso mesmo, o responsável pelo perfil “gritou” (texto em caixa alta, segundo a netiqueta, indica grito) que as ofertas não poderiam mais ser visualizadas.
A partir daí, foi aquela enorme quantidade de twits sobre a grande falha da BestShop, que não teve a capacidade de prever o aumento no tráfego do site. Vários desses twits podem ser acompanhados na busca por #tvdodiabo. O Micael Silva se aproveitou da situação para fazer graça. Ele escreveu “’É uma armadilha de satanás!’ – Irmã Sônia, sobre #tvdodiabo” e também “’Mexeu com LCD? Mexeu comigo!’ – Márcia, sobre #tvdodiabo”.
Acabou ficando por isso mesmo. No entanto, como errar uma vez é humano, mas errar duas vezes é burrice, na madrugada dessa sexta-feira a BestShop conseguiu repetir a dose de amadorismo.
O perfil do site no Twitter voltou a anunciar que haveria ofertas na madrugada de sexta, dessa vez com várias TVs de LCD por duzentos reais ou menos. Claro que a infra-estrutura do site mais uma vez não deu conta do recado. Depois de alguns minutos de início da “caçada” pelas ofertas, a página inicial da BestShop não era mais carregada: passou a exibir uma mensagem de erro pedindo para que as pessoas continuassem tentando fazer suas compras, como se isso fosse possível.
A Mariana Musa (sempre ela!) conseguiu chegar à oferta da televisão de LCD. Pergunta se ela conseguiu comprar. Não! Foi tanta gente chegando àquele produto ao mesmo que é difícil de saber se o primeiro a vê-lo de fato o comprou. Segundo o perfil da empresa, foi um tal de Leonardo B. quem comprou o televisor LCD de 26″.
Em dado momento, por volta das 02:15, a BestShop parece ter chegado ao cúmulo de fechar a porteira do site. Quem tentava o endereço dava de cara com a mensagem abaixo, enquanto que quem inseria manualmente o endereço visualizava a página inicial do site sem problemas (clique para ver a captura de tela). Ou seja, quem não se utilizasse de artifícios para acessar o site não conseguia participar da “caçada”.
Fora o falta de profissionalismo, a desinformação foi um dos principais problemas de quem tentou fazer compras na BestShop. Não se sabia quantas unidades de cada produto seriam vendidas nem se a compra seria efetivada por ordem de chegada à página com a oferta (assim que o primeiro usuário visse e clicasse na dita oferta, ela já sumiria do site para que ele tivesse tempo de comprá-la) ou somente depois que a instituição financeira liberasse a compra (o que certamente levaria um bom tempo).
O Lê Bravo, que tentou participar da “caçada” sem sucesso, não perdeu tempo. Ele já criou o blog Eu Odeio a Best Shop TV para narrar suas experiências negativas com a loja. Outros usuários, como Gregori Pavan, também já opinaram sobre o assunto. Pavan criticou os sucessivos erros da empresa em seu blog e concluiu dizendo “[vocês] perderam um consumidor e também um telespectador”.
E reforço aqui o que já havia dito no Twitter: não se brinca com mídias sociais.
Mais sobre o assunto
- IndexCast com Gerente de Marketing da BestShopTv.com (entrevista em áudio)
- Alborghetti fala do caso BestShop TV #FAIL (vídeo que faz graça com a situação. Nota: feito por mim)
- Nunca brinque com mídias sociais como a BestShopTV.com
- Manual do Amadorismo, pela Cásper Líbero. Caso Best Shop TV.
Com imagens cedidas pela Mari, do InsideTechno, e informações do Pedro Cardoso, do Receita do Sucesso.