E3 2021: o que esperar da feira de jogos com Microsoft, Nintendo, Ubisoft e mais

A E3 2021 será digital e vai acontecer entre 12 e 15 de junho; a feira terá livestreams gratuitas no aplicativo e no site do evento

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 9 meses
Nintendo na E3 2019 (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Nintendo na E3 2019 (Imagem: Divulgação/Nintendo)

A E3 2021 retorna este ano com uma feira digital e gratuita entre os dias 12 e 15 de junho. Nesta edição, a comunidade espera ver jogos que foram adiados ou não receberam datas de lançamento exatas desde que foram anunciados, como Halo Infinite, da Microsoft, Breath of the Wild 2, da Nintendo, e o novo Rainbow Six, da Ubisoft. Nas linhas a seguir, o Tecnoblog lista os principais games que podem aparecer no evento, desde rumores até anúncios confirmados.

As conferências ao vivo da E3 2021 serão abertas ao público. Para assistir ao evento será preciso acessar o aplicativo grátis ou o site dedicado da feira. As livestreams também serão transmitidas no YouTube, Twitch, Twitter e Facebook.

Até o momento, as empresas confirmadas como expositoras na E3 2021 são: Microsoft, Nintendo, Ubisoft, Square Enix, Capcom, Take-Two Interactive, Warner Bros. Games, Bandai Namco, SEGA, Gearbox, Marvelous XSEED Games, Mythical, Freedom Games, NetEase, Razer, Intellivision, Yooreka Studio, Tastemakers, 24 Entertainment, Norton Gaming, GuliKit e SK Telecom.

Atualizado em 2 de junho com agendas das apresentações da Microsoft e Nintendo no horário de Brasília.

Microsoft (13/06, às 14h)

Halo Infinite (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Halo Infinite (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A conferência da Microsoft na E3 2021 deve apresentar trailers e datas de lançamentos de jogos exclusivos dos consoles Xbox que foram revelados no ano passado. Ainda há a possibilidade da empresa reservar um tempo para falar sobre os próximos games de estúdios afiliados, como Bethesda e Obsidian Entertainment.

Um dos jogos exclusivos do Xbox mais aguardados é Halo Infinite. O game — que já foi adiado duas vezes desde o anúncio em julho de 2020 — teve a estreia marcada para o final deste ano. Na E3 2021, é possível que a Microsoft mostre mais um trailer, dessa vez com uma data exata para o lançamento.

Em julho do ano passado, a Microsoft também revelou novos títulos para as franquias Forza Motorsport e Fable. A empresa, porém, não informou quando os games vão chegar aos consoles Xbox. Na conferência da E3, a desenvolvedora pode apresentar novos trailers e dar previsões para esses lançamentos.

Outros jogos anunciados do Xbox Game Studios também podem receber mais informações na E3 2021, como Age of Empires 4, S.T.A.L.K.E.R. 2, State of Decay 3, Senua’s Saga: Hellblade 2 e o reboot de Perfect Dark.

Já os estúdios afiliados, que também fazem parte do Xbox Game Studios, podem aproveitar a conferência para mostrar novidades de jogos em desenvolvimento. Os fãs da Bethesda esperam que The Elder Scrolls 6 e Starfield — anunciados em 2018 — ganhem seus primeiros trailers este ano. Enquanto isso, a Obsidian pode mostrar vídeos de Avowed, o próximo RPG em primeira pessoa da produtora.

Nintendo (15/06, às 13h)

zelda breath of the wild sequência
The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2 (Imagem: Divulgação/Nintendo)

A Nintendo comemora dois aniversários de franquias gigantes este ano. The Legend of Zelda e Pokémon completam 35 e 25 anos, respectivamente. Por isso, a E3 2021 pode focar nos próximos lançamentos dessas séries, mas sem deixar de lado outros jogos que já foram revelados e receberam datas de lançamento.

Para esta edição da feira, é possível esperar o tão aguardado trailer de The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2. Revelado na E3 2019, o novo jogo vai receber novidades ainda este ano, segundo o produtor Eiji Aonuma. Vale lembrar que o primeiro título foi revelado na E3 2016, quando a série fez 30 anos.

Em fevereiro de 2021, a Nintendo anunciou a remasterização de The Legend of Zelda: Skyward Sword, do Wii, para o Switch em comemoração aos 35 anos da franquia. A comunidade espera que a empresa mostre mais uma adaptação para o console híbrido, dessa vez de Wind Waker HD.

Para a franquia Pokémon, a Nintendo deve exibir novos trailers para os remakes Brilliant Diamond e Shining Pearl e para Legends: Arceus. Alguns desses jogos também podem aparecer na Treehouse, onde a empresa mostra gameplays dos games apresentados na feira com comentários dos desenvolvedores.

A E3 2021 ainda pode ser o palco para outros anúncios inéditos, como um novo lutador para Super Smash Bros. Ultimate. Há possibilidade também de Splatoon 3 receber mais informações, mesmo com o lançamento marcado para 2022.

Ubisoft (12/06, às 15h)

Far Cry 6 (Imagem: Divulgação/Ubisoft)
Far Cry 6 (Imagem: Divulgação/Ubisoft)

No Ubisoft Forward da E3 2021, a empresa vai mostrar novidades das franquias Rainbow Six, Far Cry, Rider Republic, For Honor, Trackmania, The Crew 2, Brawlhalla e Watch Dogs: Legion. Ainda não há informações sobre possíveis aparições de jogos que já foram revelados em edições passadas da E3, como Beyond Good and Evil 2, Skull & Bones e Prince of Persia: The Sands of Time Remake.

A Ubisoft já confirmou que Far Cry 6 chega em 7 de outubro. Já Rainbow Six Quarantine tem lançamento previsto para setembro de 2021. Ambos os jogos estarão em E3 2021 com trailers de gameplay. Vale mencionar que R6 Quarantine terá um novo nome para que o game não seja associado à pandemia da COVID-19. Segundo rumores, o nome título seria Rainbow Six Parasite.

Recentemente, a Ubisoft revelou planos para lançar The Division Heartland — um game grátis da franquia — ainda em 2021, e uma versão mobile do jogo de tiro cooperativo em 2022. Os dois títulos podem ganhar seus primeiros trailers na E3 2021.

A conferência da desenvolvedora na feira também pode incluir jogos que já foram anunciados em eventos passados, mas não receberam novidades, como Skull & Bones e Beyond Good and Evil 2, ou precisaram ser adiados, como Prince of Persia: The Sands of Time Remake.

Para a franquia Assassin’s Creed, a Ubisoft deve mostrar apenas novidades sobre os próximos DLCs de Valhalla. O mesmo vale para Watch Dogs Legion. Assim como em todas as outras E3, é possível que Just Dance 2022 também apareça.

Square Enix (13/06, às 16h15)

Clive é o protagonista de Final Fantasy 16 (Imagem: Square Enix)
Clive é o protagonista de Final Fantasy 16 (Imagem: Square Enix)

A Square Enix confirmou que vai revelar detalhes na E3 2021 sobre os próximos lançamentos da empresa, como Life is Strange: True Colors, Babylon’s Fall e um game inédito produzido pelo estúdio Eidos-Montreal. Acredita-se que seja um jogo dos Guardiões da Galáxia que supostamente está em desenvolvimento desde 2017.

Além dos anúncios já confirmados, a produtora prometeu surpresas para o evento. Dias dias antes da E3 2021, em 10 de junho, a Square Enix vai lançar Final Fantasy 7 Remake Intergrade para o PS5. Com isso, a empresa pode aproveitar para revelar novidades sobre a segunda parte do RPG, assim como conteúdos de Final Fantasy 16.

Forspoken – antes conhecido como Project Athia – pode ganhar um vídeo de gameplay mostrando as habilidades da personagem Frey Holland no novo RPG de ação em mundo aberto da desenvolvedora.

Em 27 de julho, a Square Enix ainda vai publicar NEO: The World Ends With You — ou seja, é possível ver alguma coisa sobre o jogo na E3 2021. Além disso, a desenvolvedora está trabalhando no projeto Triangle Strategy, um RPG tático para o Switch que pode aparecer na feira.

Capcom (14/06)

Resident Evil Village está entre nós (Imagem: Divulgação/Capcom)
Resident Evil Village (Imagem: Divulgação/Capcom)

Após o lançamento de Resident Evil Village e Monster Hunter Rise, a Capcom só tem mais um jogo programado para 2021: Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin, que sai em 9 de julho. Contudo, rumores indicam que a empresa teria games inéditos para mostrar na E3 2021.

Segundo vazamentos, a Capcom deve focar em novidades para a franquia Resident Evil. Entre as possibilidades estão um DLC para Village, novidades para Outbreak (ou Revelations 3) e o possível anúncio de Resident Evil 4 Remake. É importante reforçar que a empresa ainda não divulgou os planos oficiais para o evento.

Além disso, os fãs da Capcom esperam ver informações sobre Street Fighter 6, Dragon’s Dogma 2 — que recebeu uma adaptação em anime na Netflix em 2020 — e Pragmata, a próxima franquia inédita da desenvolvedora.

Take-Two Interactive (14/06)

Grand Theft Auto 5 (Imagem: Divulgação/Rockstar Games)
Grand Theft Auto 5 (Imagem: Divulgação/Rockstar Games)

A Take-Two deve mostrar novidades de franquias das suas empresas subsidiárias: Rockstar Games e 2K Games. A E3 2021 ainda não confirmou se a publicadora vai apresentar uma conferência no evento, ou se só terá um estande.

Por mais que os fãs estejam aguardando o anúncio de GTA 6, o jogo tem poucas chances de aparecer na E3 2021. Por outro lado, a Rockstar deve esclarecer as dúvidas sobre a versão de GTA 5 para PS5 e Xbox Series X|S, que chega ainda este ano.

Já para a 2K Games, a Take-Two pode mostrar o jogo de basquete NBA 2K22. BioShock 4 está em desenvolvimento, mas não deve aparecer no evento, pois vagas de emprego abertas em abril deste ano sugerem que o estúdio ainda está buscando por roteiristas.

Warner Bros. Games (13/06)

Gotham Knights (Imagem: Divulgação/Warner Bros. Games)
Gotham Knights (Imagem: Divulgação/Warner Bros. Games)

A Warner Bros. Games está apostando em jogos com personagens do universo dos quadrinhos da DC Comics. Os games Gotham Knights e Suicide Squad: Kill the Justice League têm lançamento marcado para 2022. Ambos os títulos podem aparecer na E3 2021.

A empresa ainda deve apresentar mais gampeplays de Back 4 Blood, o game de zumbis considerado sucessor espiritual de Left 4 Dead. O jogo iria chegar em 18 de junho, mas foi adiado para o final do ano. Mesmo assim, a desenvolvedora Turtle Rock pretende começar os testes abertos até setembro de 2021.

Outro jogo adiado é Hogwarts Legacy, que agora está programado para ser lançado em 2022. Anunciado em setembro de 2020, o RPG de ação se passa no universo de Harry Potter, nos anos 1800. Por enquanto, o game só recebeu um trailer.

Bandai Namco (15/06)

Tales of Arise (Imagem: Divulgação/Bandai Namco)
Tales of Arise (Imagem: Divulgação/Bandai Namco)

O anúncio mais esperado para uma possível conferência da Bandai Namco é Elden Ring, que teve um trailer vazado em março deste ano. O jogo produzido por Hidetake Miyazaki, da From Software, em parceria com o criador de Game of Thrones, George R.R. Martin, ainda não recebeu novas informações desde que foi anunciado na E3 2019.

A Bandai Namco também deve levar ao evento os tradicionais RPGs de ação japoneses. Na lista estão Scarlet Nexus e Tales of Arise, que serão lançados ainda em 2021, em 25 de junho e 10 de setembro, respectivamente.

Outros games esperados pela comunidade são o jogo de luta do anime Demon Slayer e o RPG de estratégia Digimon Survive, ambos os títulos com lançamento marcado para 2021, mas ainda sem data exata.

Outras empresas
Além dos expositores citados logo acima, SEGA, Gearbox, Marvelous XSEED Games, Mythical, Freedom Games e NetEase Games também estarão com estandes virtuais na E3 2021. Porém, esses estúdios ainda não comentaram sobre quais jogos pretendem levar à feira.

Vale lembrar que Sony e Electronic Arts não estarão na E3 2021. Por isso, não será possível ver o novo God of War ou Battlefield 6 na feira.

Publicado originalmente em 14 de maio de 2021.

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados