Estas “novinhas” querem te adicionar no Facebook

Não é de hoje que a rede social vem sendo invadida por perfis falsos. É bom ter cuidado com eles.

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 8 meses
Facebook

Notificação de novas amizades. Na foto de perfil, Bruna tem cara de inocente, mas faz pose sensual. Camila é mais contida, porém o sorriso encanta. Já Melissa deixa os cabelos ligeiramente bagunçados e destaca bem os olhos azuis. Elas não te conhecem, mas fizeram questão de te adicionar no Facebook. Baita massagem no ego, não? Você está podendo! Pena que os perfis delas não são verdadeiros.

Contas falsas estão presentes em praticamente todas as redes sociais, mas no Facebook o problema ganha proporções epidêmicas. Não surpreende, afinal, estamos falando da rede social online mais popular do mundo. Mas isso não nos exime do dever de tomar cuidado. Esses perfis podem ser mais perigosos do que pensamos.

Bom demais para ser verdade

Perfis falsos existem aos montes e todos os dias surgem novos. Mas a maioria compartilha das mesmas estratégias, começando pela foto de perfil. Como esse é o primeiro detalhe que analisamos quando alguém nos adiciona no Facebook, a foto precisa despertar o interesse logo de cara. É por isso que é comum a imagem mostrar um rosto bonito, muitas vezes com feições provocantes.

Boa parte desses perfis se passa por mulheres jovens bastante atraentes. Muitas têm cara de adolescente. Algumas fotos de perfil destacam outras partes do corpo delas a partir de roupas coladas ou biquínis.

Também há perfis masculinos, com muitos desses caras fazendo pose de galã ou mostrando peitorais malhados. Mas esses são minoria por funcionarem menos: homens costumam se deixar atrair pelos atributos físicos muito mais que as mulheres, logo, as “iscas” com garotas bonitas e corpos exuberantes têm mais resultados com eles.

Perfis falsos no Facebook

Para dar o bote de vez, é comum que o perfil falso exiba outras fotos igualmente ou mais provocantes que a primeira e evidencie, de alguma forma, que aquela pessoa está disposta a fazer amizades, quem sabe, para algo sério. Oportunidade à vista! Melhor aceitar o pedido de amizade. Vai que rola alguma coisa.

Apesar das expectativas, aquele rostinho lindo que você acabou de adicionar provavelmente tem por trás um marmanjo vestindo pijamas e tomando cerveja. Às vezes nem isso: o perfil pode ter sido criado por um bot. Tudo depende do objetivo.

É uma cilada, Bino

Por que alguém se daria ao trabalho de criar um perfil falso ou mesmo um exército deles? As razões são diversas. O tráfego não natural a sites é um deles. Um perfil falso pode passar a exibir links que apontam para serviços web para inflar os acessos deste ou para fazer você ficar exposto a produtos de procedência duvidosa, por exemplo.

Também é comum o uso de perfis falsos para aumentar o número de likes em fan pages. Aqui o truque é bem simples: o perfil convida todos os contatos para curtir uma página; muita gente aceita para agradar aquela suposta pessoa ou por pura vontade de colaborar.

Mas essas são só as ciladas menos nocivas. Esses perfis também podem ser usados para disseminar links de malwares ou sites fraudulentos. Aqui, é comum que o link seja repassado por chat com argumentos bastante apelativos: “veja mais fotos minhas”, “me conheça melhor no vlog” ou “me ajude a ganhar um concurso de beleza”, por exemplo.

Link para malware no chat do Facebook

Há ainda perfis que não disseminam links, tampouco convidam para fan pages. Mas de inofensivos eles não têm nada. O objetivo aqui é coletar dados de contas legítimas. Vale rastrear tudo: idade, localidade, páginas curtidas, frequência de postagens, links compartilhados e por aí vai.

Esses dados podem ser usados para fins de marketing, captura de emails, identificação de alvos para tentativas de golpes (por exemplo, mulheres ou homens divorciados que estão dispostos a novos relacionamentos), enfim.

Engenheria social: um suposto vídeo "picante" que, na verdade, leva para uma página infectada
Engenheria social: um suposto vídeo “picante” que, na verdade, leva para uma página infectada

Fotos de participantes desavisados também podem ser capturadas, desta vez para criação de outros perfis fraudulentos com essas imagens.

Como lidar

É claro que também há perfis falsos criados com o intuito de denegrir a imagem de uma pessoa ou espioná-la, mas a maioria esmagadora é criada para os fins apontados acima. A explicação é simples: esses perfis movimentam um mercado gigantesco para compra de tráfego, disseminação de malwares e captura de dados. Foi-se o tempo em que só o email era utilizado para essas finalidades.

O Facebook sabe do problema, tanto que diariamente elimina perfis falsos identificados. Mas é como combater baratas: você mata uma, surgem dez. Assim como os mecanismos de segurança do serviço, as ferramentas usadas para criar essas contas também são aperfeiçoadas com o tempo.

Perfis assumidamente falsos como esse ainda existem, mas estão diminuindo
Perfis assumidamente falsos como esse ainda existem, mas estão diminuindo

Só para você ter ideia, até pouco tempo atrás era comum contas falsas terem apenas fotos de paisagem ou personagens de filmes e desenhos animados como imagem de perfil, mas essa prática está sendo abandonada por conta dos bloqueios automáticos impostos pelo serviço. A saída tem sido usar fotos de pessoas reais.

Como recomendação padrão, o Facebook pede para que os usuários denunciem perfis suspeitos. Isso pode ser feito na própria página da conta. O problema é que, normalmente, várias denúncias precisam ser encaminhadas para que aquele perfil seja verificado. Assim, a melhor estratégia continua sendo a de tomar cuidado.

Para isso, pratique a velha dica de não aceitar pedidos de amizade de quem você não conhece. Para te ajudar nesse ponto, vale também ir nas configurações da sua conta e, na aba Privacidade, permitir que apenas amigos de amigos possam te adicionar.

Só amigos de amigos no Facebook

Se você tem razões para não ativar essa configuração, o negócio é prestar atenção. Além de imagem de perfil chamativa, contas falsas costumam ter apenas algumas fotos no álbum (boa parte é provocante), conteúdo fraco na timeline, data de criação recente, nenhum ou poucos contatos em comum e predominância de amigos do sexo oposto.

Também é comum esses perfis terem informações escassas na aba Sobre. Para dar alguma credibilidade, muitos indicam ali instituições de ensino (faculdades, principalmente) ou trabalho. Outra estratégia de convencimento é informar local de nascimento ou moradia e adicionar apenas pessoas que tenham esses lugares no perfil. Para quem vive em cidades pequenas ou médias, costuma ser conveniente ter amizade com pessoas da região, o que explica o uso frequente desse truque. Os demais campos, porém, normalmente não são preenchidos.

Informações pobres na aba Sobre

Identificou um perfil com essas características? Ignore ou denuncie. Talvez esses cuidados sejam óbvios para você, mas perfis falsos viraram uma praga porque simplesmente funcionam. Por conta disso, passar a orientação para frente também é uma boa ideia. O Facebook só tem uma base gigantesca de usuários porque atrai pessoas com pouco contato com tecnologia e redes sociais. É justamente esse grupo o alvo preferido dos criadores de perfis falsos.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados